Semana de Artes da UEM volta a ser realizada 20 anos após sua última edição


Por Redação GMC Online
Foto
Foto: Divulgação

De 05 a 09 de agosto, a Diretoria de Cultura (DCU) e o Comitê Gestor Cultural da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam a VIII Semana de Artes da UEM (SAU), 20 anos após sua última edição. A programação está disponível no site Portal DCU e no instagram. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem no Campus Sede da UEM, com diferentes atrações e intervenções em todos os períodos do dia. 

Entre 1995 e 2004, a SAU foi uma importante força na difusão artística em Maringá. O evento criou laços com a comunidade interna e externa à UEM e ocupou os espaços culturais da cidade. Reconhecendo a importância da SAU por sua influência e promoção da arte e cultura de Maringá e região, a DCU decide resgatar o evento em 2024 com o tema “viemos para ficar!”.

O Diretor de Cultura, André Rosa, declarou que “a retomada da SAU marca o fortalecimento e a expansão da presença da arte e da cultura em nossa Instituição, e revela a necessidade de investimento e fomento da produção e circulação de bens culturais, demarcando a pungência do ensino, pesquisa e extensão deste campo de atuação na região noroeste do Estado do Paraná.”.

Agora, em sua oitava edição, a semana é marcada também pela 1ª Conferência de Cultura da UEM, que tem o objetivo de discutir as políticas culturais e aprovar o Plano de Cultura da Universidade.

Integrando o selo Ocupa UEM – Arte e Cultura, a semana contará com exposições, apresentações musicais e teatrais, palestras e uma feira de arte e artesanato.  Além da presença de artistas maringaenses de dentro e fora da Universidade,  a VIII SAU também contará com a presença de atrações das cidades de Curitiba, Londrina, Campo Mourão, Ponta Grossa e Sarandi. 
A abertura da VIII SAU será realizada no Auditório da Biblioteca Central da UEM às 8h30 no dia 05 de agosto. O evento conta com apoio da Green Garden Floricultura e da Conceitual Mídia Express. 

Sair da versão mobile