Semana tem dias seguidos de chuva e queda da temperatura em Maringá; veja a previsão do tempo
A semana começou com calor intenso em Maringá, mas a previsão indica uma mudança significativa no tempo nos próximos dias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até quarta-feira, 15, o tempo segue firme e quente em Maringá, com temperaturas de até 36ºC. No entanto, a partir de quinta-feira, 16, inicia-se uma sequência de dias chuvosos e uma queda significativa nos termômetros.
Segundo o Simepar, na quinta-feira, a instabilidade aumenta no leste e centro-norte do estado, principalmente durante a tarde. O escoamento oceânico se pronunciará novamente, mantendo a nebulosidade variável e trazendo chances de chuva fraca ao longo do dia. Já entre as áreas do centro e do norte paranaense, incluindo Maringá, a instabilidade será provocada pelo prolongamento de um cavado situado entre São Paulo e o Paraná.
O que é um cavado?
Na meteorologia, um cavado é uma área de baixa pressão relativa que se assemelha a uma depressão ou reentrância no campo atmosférico, visível em mapas meteorológicos. Ele aparece como uma curva alongada nas isóbaras ou nos níveis geopotenciais, sem formar uma circulação fechada, como ocorre nos ciclones. Essa região é caracterizada pelo movimento ascendente do ar, o que favorece a formação de nuvens e pode gerar chuva ou tempestades, especialmente em condições de maior umidade.
Os cavados geralmente estão associados a frentes frias ou áreas de instabilidade, indicando mudanças no tempo, como aumento de precipitações e queda de temperatura. Em Maringá, a temperatura máxima de 35ºC na quinta, cai para 25º na sexta. Até sete dias seguidos com chuva podem ser registrados na Cidade Canção, de acordo com o Simepar.