15 de julho de 2025

Semob vai aumentar número de bolsões para motocicletas em semáforos de Maringá 


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 17/06/2025 às 10h55
Ouvir: 02:06
image
Foto: Ouvinte CBN Maringá

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) anunciou que vai aumentar o número de bolsões para motocicletas em semáforos de Maringá. A medida é autorizada pelo Contran e, segundo a secretaria, garante mais segurança aos motociclistas. 

Em alguns cruzamentos, como nas avenidas Mandacaru e Pedro Taques já existem esses espaços. Eles foram instalados no passado pela Semob para testar a eficiência dessa medida. E o resultado foi positivo.Tanto é que a ideia é instalar 30 novos bolsões em até 60 dias.  

“Com base na avaliação que fizemos, os resultados foram muito positivos, por isso decidimos ampliar. Os motoboys e outros profissionais que usam motocicletas apoiam a medida. Quando eles ocupam a primeira vaga nos semáforos, tudo flui melhor. Isso também traz mais segurança para os motoristas, que podem manter distância dos motociclistas. Quando o sinal abre, os motociclistas saem na frente e o trânsito fica mais organizado”, afirma o superintendente da Semob Valdir Pignata. 

Os bolsões ocupam o espaço de um carro de passeio em cada faixa de rolamento em frente aos sinaleiros. 

Segundo o secretário da Semob, Luiz Alves, as motocicletas não devem circular pelos corredores enquanto o trânsito está fluindo, apenas quando ele para, seja por congestionamento ou semáforo fechado. “Nesses casos, as motos podem acessar o corredor até chegar aos bolsões, o que melhora bastante tanto a agilidade dos motociclistas quanto a fluidez e segurança no trânsito. Por isso estamos adotando essa medida, que é regulamentada e autorizada pelo Contran”, explica.

Os pontos que receberão os bolsões para motocicletas ainda serão definidos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação