Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Servidores da UEM são convocados para discutir indicativo de greve


Por Nailena Faian Publicado 19/11/2019 às 19h29 Atualizado 25/02/2023 às 01h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) convocou os servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para uma assembleia onde será discutido um indicativo de greve.

A reunião será na sexta-feira (22). Caso indicativo seja aprovado, os servidores da universidade podem entrar em greve a qualquer momento.

Ao GMC Online, o presidente do sindicato, José Maria Marques, o que motiva o indicativo de greve é a Reforma da Previdência encaminhada pelo governo à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Foi encaminhada para a Alep sem antes ser debatida com os servidores. A gente quer um debate amplo e aberto sobre o assunto. Eles querem aumentar a contribuição do servidor para 14% e nós estamos há quatro anos sem recomposição salarial. Isso significa que nosso salário vai cair mais ainda. O governo faz as coisas de forma atropelada e empurra a gente para a greve”, defende.

A assembleia será às 8h de sexta-feira no auditório do Sinteemar.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Governo do Paraná afirmou que não há necessidade de debates porque eles já ocorreram. Confira a nota na íntegra:

“Esta reforma vem sendo discutida há alguns anos. Já houve encaminhamento dela no governo passado, pelo então presidente Michel Temer, ao Congresso que formou uma comissão que debateu a questão publicamente por quase um ano. Já no governo Bolsonaro, uma nova proposta com as mesmas características foi enviada ao Congresso e a reforma previdenciária se tornou o maior debate do ano na casa. Em toda a história previdenciária brasileira as normas federais sempre se aplicaram a estados e municípios. O que o estado do Paraná está fazendo é simplesmente aplicar estas normas, não havendo necessidade de mais debates além do que já houve.”

*Matéria atualizada às 18h08 para acrescentar posicionamento do Governo do Paraná

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação