12 de julho de 2025

Shopping Avenida Fashion divulga novas imagens e diz que fator externo provocou incêndio


Por Fábio Guillen e Victor Simião Publicado 10/09/2020 às 20h25 Atualizado 25/02/2023 às 12h31
Ouvir: 03:58
Novas imagens mostram explosão na rede elétrica
– Foto: Divulgação Shopping Avenida Fashion

A diretoria do shopping atacadista Avenida Fashion, de Maringá, divulgou na tarde desta quinta-feira, 10, imagens de uma explosão que ocorreu na área externa do shopping e que pode ter provocado o incêndio, que destruiu perto de 80 das mais de 100 lojas. Uma outra imagem parecida já tinha sido divulgada pela Polícia Civil na semana anterior. 

Em nota, a diretoria do shopping diz que está confirmado pela perícia que a causa do incêndio é decorrente de fator externo, no caso a explosão que ocorreu na rede elétrica minutos antes do incêndio, informação confirmada pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira, 10. 

Veja os vídeos novos abaixo.

Incêndio em shopping de Maringá começou por problemas na rede elétrica

O inquérito para apurar as causas do incêndio no shopping Avenida Fashion em Maringá está quase concluído. A novidade no momento é o resultado de um laudo técnico feito pela criminalística da Polícia Civil.

Em 146 páginas, um perito diz que a causa do incêndio foi um problema na rede elétrica. Segundo o documento, houve oscilação de energia na madrugada do dia 10 de agosto. A carga superaqueceu um ou mais sistemas de alimentação das unidades internas do shopping – o que levou ao incêndio. A reportagem teve acesso ao laudo na tarde desta quinta-feira, 10.

Com esse resultado, a Polícia Civil não deve indiciar ninguém. Testemunhas foram ouvidas e não há nenhum elemento que aponte incêndio criminoso, diz o delegado responsável pelo caso, Fernando Garbelini.

O incêndio levou 12 horas para ser combatido. Em torno de 80 das mais de cem lojas foram atingidas pelo fogo. A estrutura do shopping foi danificada. Em razão disso, 112 lojistas foram realocados em um espaço provisório.

A reportagem da CBN entrou em contato com a assessoria de imprensa da Copel.

Lojistas estão se reerguendo após incêndio 

Apesar de todas as dificuldades, os lojistas estão se recuperando das perdas no novo espaço, graças em muito à empatia de quem acompanhou o drama destes empresários. Atualmente eles trabalham em um shopping improvisado que foi montado na estrutura onde funcionava o hipermercado BIG, no Shopping Cidade. 

Segundo o superintendente do shopping Avenida Fashion, Alexandre Vivan, 112 lojistas foram realocados em novo espaço, provisório, até a reconstrução do Avenida Fashion.

“Os lojistas estão bastante satisfeitos com o resultado que estão obtendo. Acredito que a empatia dos nossos clientes, dos nossos agentes de moda, tem ajudado nesse resultado. Nós estamos satisfeitos também com os caminhos que nós encontramos para passar por esse momento. E, nós temos a pretensão de em, no máximo, 60 dias retomar as atividades na parte do prédio em que não foi atingida”, explicou o superintendente.

Atualização às 9h47 de 11 de setembro de 2020: Resposta da Copel por meio de nota

“A Copel informa que não recebeu até o momento qualquer pedido de análise do caso, tampouco teve acesso ao laudo formulado pela perícia. É importante ressaltar que a empresa não opera a totalidade dos equipamentos que compõem o sistema de alimentação deste imóvel. Prezamos pela segurança em todas as nossas atividades, e estamos à disposição para contribuir com as informações que sejam necessárias.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação