Show da Virada de Maringá 2026 não terá fogos de artifício


Por Luciana Peña e Walter Téle Menenchino
Fogos de Artifício
Show pirotécnico na Catedral de Maringá, registrado pela assessoria de comunicação da PMM

Este ano, o Show da Virada de Maringá não terá o tradicional brilho dos fogos de artifício. O secretário municipal de Cultura, Tiago Valenciano, disse que parte dos recursos que seriam utilizados no espetáculo pirotécnico, cerca de R$ 60 mil, foram utilizados para contratar Wagner Barreto, que deverá abrir o show de Pedro Paulo e Alex.

O cantor e instrumentista Wagner Barreto ficou conhecido nacionalmente em 2016, quando venceu o primeiro The Voice Kids Brasil. Ele nasceu em Matinhos, mas foi criado em Porto Rico, mais especificamente na Ilha Floresta, no Rio Paraná, o que influenciou sua música. 

Os motivos que levaram à decisão de não fazer o show pirotécnico, segundo o secretário, foram os cuidados com as pessoas neurodivergentes, idosos e animais, principalmente cães, que sentem estresses com o barulho, embora os fogos permitidos não causem estrondos, apenas estampidos de lançamento.

Ouça o áudio do secretário de Cultura, Tiago Valenciano, no qual ele justifica a decisão de não fazer a queima de fogos.

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/sonora-tiago-valenciano-lp-24.12.25.mp3

Sair da versão mobile