A Sicredi Dexis vem consolidando sua atuação social e educacional por meio de programas que aproximam os associados da gestão e promovem cidadania nas 109 cidades em que a cooperativa está presente. Um dos principais destaques é o programa “Cooperação na Ponta do Lápis”, voltado à educação financeira, que já impactou mais de 30 mil pessoas em oficinas realizadas em escolas e comunidades.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
“É um programa que atende aos princípios do cooperativismo e promove cidadania”, resume Renan Leonel Cosme Francisco, assessor de Cooperativismo da Sicredi Dexis.
LEIA TAMBÉM: Informação técnica e científica é pilar para sustentabilidade no campo, afirma engenheiro
A gestão participativa é outro pilar central da cooperativa, expressa por meio das assembleias anuais realizadas entre janeiro e abril. Em 2025, a Sicredi Dexis promoveu 113 Assembleias de Núcleo, com participação de mais de 22 mil pessoas, sendo 18 mil associados.
Durante esses encontros, os cooperados têm a oportunidade de votar em decisões importantes, como eleição dos conselhos Fiscal e de Administração, além de discutir a prestação de contas, distribuição de resultados e possíveis alterações estatutárias. “O associado é cliente e dono ao mesmo tempo. Ele usa os serviços e participa das decisões que moldam a cooperativa”, explica Renan.
Para incentivar essa participação ativa, a Sicredi Dexis desenvolve dois programas estratégicos:
- Pertencer: envolve os próprios momentos de assembleia, em que os associados exercem seu papel democrático.
- Crescer: promove a educação cooperativa desde a abertura de conta, com apresentações sobre direitos, deveres e estrutura do sistema cooperativista. O programa também oferece capacitações mais avançadas, como os “cafés cooperativos”, que orientam sobre liderança e governança.
Educação financeira desde a escola
Através do programa Cooperação na Ponta do Lápis, a Sicredi Dexis atua na educação financeira de forma ampla, desde o ensino infantil até o público adulto. Somente em escolas, o programa já atinge:
- 62 instituições de ensino em 8 municípios
- 168 professores capacitados
- Mais de 3 mil alunos impactados
O conteúdo é integrado à grade curricular e os educadores recebem formação específica para tratar de temas como poupança, consumo consciente e planejamento financeiro.
LEIA TAMBÉM: Sicredi Dexis abrirá em breve agência na Avenida Carlos Borges, em Maringá
Outro destaque é o projeto das cooperativas escolares, presente em instituições como o Colégio Regina Mundi e a Lins de Vasconcelos, em Maringá. Os alunos do ensino médio criam e gerenciam suas próprias mini cooperativas, elegendo presidentes, tesoureiros e conselhos por meio de assembleias. “Dois alunos dessas cooperativas hoje são jovens aprendizes aqui na Sicredi Dexis, incluindo o presidente da cooperativa escolar”, compartilha Renan.