Supermercados de Maringá concordam em não abrir na sexta-feira e no domingo de Páscoa

O decreto municipal 710/2021 previa o fechamento de supermercados e similares nos dias 2, 3 e 4 de abril, feriado prolongado de Páscoa. Mas, o supermercado Angeloni conseguiu na Justiça o direito de abrir nesses dias. Em seguida, o supermercado Muffato também conseguiu. Nas decisões, o juiz alegou que o município não pode impedir o acesso da população ao essencial, como alimentos.
Nessa quarta-feira, 31, a prefeitura publicou uma nota afirmando que editaria um decreto permitindo a abertura de supermercados e similares no sábado, 3. Na sexta-feira santa e no domingo, os estabelecimentos poderiam funcionar para delivery. Nesta quinta-feira, 1º, a prefeitura se reuniu virtualmente com os representantes dos supermercados e houve o acordo de que os mercados não vão abrir sexta-feira santa no domingo de Páscoa. É o que explica o secretário de Comunicação, Marcos Cordiolli.
Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu Whatsapp.
“O prefeito convidou os representantes para um reunião online e mostramos os dados das medidas restritivas que, durante o mês de março, tiraram a cidade de uma situação alarmante. Entretanto, esses três dias que seguem ainda são fundamentais, principalmente, para desafogar a rede hospitalar. Depois de uma longa discussão, as redes concordaram em abrir os supermercados no sábado e fechar na sexta-feira Santa e no domingo”, explicou.
O presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Roberto Burci, disse que a entidade entende os cuidados com a pandemia, mas os supermercados já tinham pedidos para abastecer os estoques no sábado. O apelo é para que a população não faça aglomerações.
“A Apras entende o posicionamento da pandemia, mas os supermercados possuem uma logística muito grande, tiveram que refazer pedidos e agora estarão todos abastecidos para atender os clientes no sábado. Nós só pedimos para que os clientes não se aglomerem pelos corredores, pois nosso principal medo é esse. É bom fazer uma lista de compras antecipada, para não ficar muito tempo dentro do supermercado. Os supermercados da região estão de parabéns, fazendo todo o possível para ajudar a prefeitura e evitar aglomerações, pois entendemos a gravidade do problema”, destacou.
Em nota, o supermercado Angeloni afirmou que buscou na Justiça o direito de abrir porque concorda que quanto maior a restrição de horário de funcionamento, maior é o risco de aglomeração. Afirmou ainda que a rede já não abriria no domingo, por ser tradição não atender no feriado de Páscoa. A reportagem ainda não conseguiu retorno da rede Muffato.
