Talk Wine é finalista no prêmio Top de Marketing 2020


Por Luciana Peña/CBN Maringá
A premiação conferida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Foto: Divulgação

O brasileiro consome em média pouco mais de dois litros de vinho por ano. O país está em 17º lugar na lista dos maiores consumidores. O mercado de vinhos por aqui tem potencial para crescer muito mais. Para isso, basta que o brasileiro aprenda a apreciar essa bebida milenar que acompanha a história das civilizações.

A Talk Wine, plataforma digital de degustação de vinhos, surgiu com esse propósito. No site, o consumidor escolhe a degustação virtual- algumas são temáticas, como a Talk Wine Vinho & Cinema- compra o passaporte e depois recebe em casa duas garrafas de vinho, além de um cardápio de receitas para harmonização e dicas para aproveitar a degustação.

No dia e hora programados, acompanhado pela família ou amigos, o consumidor acessa a live de degustação e mergulha no universo do vinho guiado por especialistas como Marcelo Copello, um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no país.

O cofundador da plataforma, José Roberto Mattos, diretor comercial do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), diz que a ideia para a startup, em plena pandemia de coronavírus, quando todas as empresas foram desafiadas a repensar seus modelos de negócio, surgiu de uma experiência vivida muito tempo antes. 

“A startup Talk Wine é uma nova proposta, em que a gente proporciona nesse ano de distanciamento social, que as pessoas conheçam mais o mundo do vinho através de degustações virtuais. Esta plataforma foi feita com a soma de duas ocasiões. A primeira, há 22 anos atrás, eu estive no Chile e fui comprar uma garrafa de vinho. E, ao comprar, […] levei para o hotel, mas tinha uma etiqueta nela: ‘se você quer conhecer mais sobre este vinho, ligue no canal a cabo tal às 22h’. Eu liguei […] e para minha supresa tinha um enólogo que eu não sabia se era da loja ou da vinícola explicando sobre o vinho. Ele abriu o vinho, usou o saca-corte, colocou na taça e fez, a primeira coisa, a degustação olfativa. Eu estava do outro lado da televisão fiz as mesmas coisas e senti as mesmas coisas que ele estava falando, depois ele fez a degustação do paladar e também interagiu com os telespectadores, depois passou fotos de pratos que harmonizavam e da própria vinícola, um vídeo. Isso ficou na minha cabeça, viemos 2020 com um ano totalmente diferente, o nosso grupo [GMC Eventos] sempre fez eventos corporativos voltado ao mundo do vinho, e de uma hora para outra estávamos sem esse momento. Então, juntamos a experiência do Chile com uma nova proposta, aonde você pode receber na sua casa a degustação que estamos fazendo naquele mês e acompanhar com um dos cinco melhores especialistas de vinho do Brasil. Esse é o resumo da Talk Wine, não é uma degustação para ‘enochato’, é uma degustação para entretenimento. Nós queremos que as pessoas, dentro do distanciamento social, em um ou dois casais, vão fazer um jantar, nós damos dicas de receitas e as pessoas fazem entretenimento, assiste um pouco do vinho, come. Quer dizer, você da sua casa, faz do jeito que você quer e isso que a Talk Wine está proporcionando, só que em larga escala”, explica Mattos.

O reconhecimento pelo resultado trazido por este novo modelo de negócios chegou rápido. A Talk Wine é finalista no prêmio Top de Marketing 2020, na categoria startup, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Uma das premiações mais importantes do Paraná.

“O prêmio […] é muito importante, nós fomos na categoria ‘Startup’, somos um dos três finalistas, isso já é um reconhecimento porque são vários concorrentes. Mas, a Associação […] tem uma importância muito grande no mercado, tanto no corporativo, quanto na formação dos profissionais. E você ser um modelo a ser seguido é interessante, é uma honra para nós estarmos entre os três finalistas. Um ano muito diferente para todo mundo, em que todo mundo precisa do lazer, precisa do entretenimento, e ao mesmo tempo, por causa do contágio, a gente precisa manter o distanciamento”, afirma o diretor comercial do GMC.

A startup que une tecnologia e logística para promover entretenimento e conhecimento aos apreciadores de vinho em todo o país, formando novas gerações de consumidores, também é uma opção para eventos corporativos.

“As empresas empresas observando que a gente fez esse trabalho, as empresas querem se comunicar com seus clientes e elas começam a contratar a Talk Wine para cursos específicos. Aliás, a Talk Wine agora faz parte de uma matéria da revista [virtual] da Forbes Brasil […] entre as 16 startups que ajudam as empresas nessa pandemia, a se comunicar com seus clientes”, complementa cofundador da plataforma.

Os vencedores do prêmio Top de Marketing 2020 serão anunciados numa live na próxima quarta-feira, 16. A premiação consagra os melhores cases nas categorias Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Startup, PME e Varejo, e Arquitetura e Construção. O tema deste ano é “ Ninguém chega no topo sozinho – uma homenagem aos que fizeram a diferença em um ano marcado pela superação de desafios”.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Leia a coluna Talk Wine, por Marcelo Copello, no GMC Online

Sair da versão mobile