1º ônibus elétrico de Maringá tem autonomia de até 250 km por dia


Por Luciana Peña/CBN Maringá

O passageiro que embarcar no primeiro ônibus elétrico do transporte coletivo de Maringá vai sentir a diferença. O veículo é bem mais silencioso do que os outros da frota tradicional. Além disso, a viagem não vai agredir o meio ambiente, já que o motor elétrico não polui. O novo ônibus foi apresentado na manhã desta segunda-feira (18). O investimento foi de R$ 1,8 milhão e, segundo o diretor-executivo da empresa de transporte coletivo Cidade Canção, Roberto Jacomelli, o ônibus é 100% elétrico.

“É o que tem de mais moderno no mundo. [Maringá] é a primeira cidade do interior do Paraná que está com essa unidade e isso certamente fará com que a gente possa avaliar, juntamente com o poder público, novos investimentos nesse segmento”, comenta. De acordo com Jacomelli, o grande problema do modelo é o tempo de recarga, já que o veículo precisa ficar parado de quatro a cinco horas para ser recarregado completamente. O reabastecimento do ônibus será feito dentro da própria garagem. 

O ônibus estava na lista de investimentos exigidos pela Prefeitura de Maringá na negociação de aumento da tarifa. O prefeito Ulisses Maia disse que quer manter a tarifa num valor razoável e para isso não está descartado o subsídio de gratuidades que hoje pesam na planilha de custos da TCCC.

Ouça a entrevista

A TCCC comprou um segundo ônibus elétrico, que chega no mês que vem.

Fotos: Luciana Peña/CBN Maringá 

Sair da versão mobile