Teatro com bonecos quer alertar para a prevenção ao suicídio


Por Geovan Petry/CBN Maringá
Foto: Reprodução/Associação Cultural Lírius

Teatro dedicado à campanha setembro amarelo, que trata sobre o suicídio, quer trazer uma mensagem a quem está passando por um momento difícil e de solidão. A peça “O Beco”, encenada por membros da Associação Cultural  Lírius, está disponível na internet.

Existem várias formas de falar de prevenção ao suicídio. Seja por campanhas orientativas em praças ou parques, ou através de palestras e, ainda, peças teatrais. Por isso, esse é justamente o que a Associação Cultural Lírius traz para todos os públicos.

A peça teatral “O Beco” foi gravada com bonecos e conta com a participação de membros da Associação. O artista plástico, Anselmo José Frugerio, conta que as gravações aconteceram no ano passado, mas que o tema é sempre atual e deve ser discutido. A história é de um rapaz que está em um dia bem difícil.

“Ele pensa que não deveria estar naquele lugar, mas é o lugar onde Deus precisava que ele estivesse. […] É um teatro divertido, por mais que ele tenha um tema tão pesado e difícil de tratar, mas é divertido, é uma comédia. O que a gente quer, inicialmente é alertar as pessoas para que tomem cuidado com aqueles sintomas que, muitas vezes, são silenciosos”, disse Frugerio.

A peça quer trazer essa mensagem de que precisamos estar próximos uns dos outros e, caso necessário, ajudar de alguma forma.

A peça está disponível de forma gratuita na internet, na página da Associação Cultural Lírius no YouTube.

Ouça na CBN Maringá.

Sair da versão mobile