Tem um lagarto na minha rua ou no quintal de casa; o que fazer?


Por Rafael Bereta
Foto: Arquivo GMC Online

Na tarde desta quinta-feira, 21, uma visita inusitada surpreendeu os moradores de uma residência no Jardim Itália, em Maringá. Um lagarto, da espécie conhecida como teiú, foi encontrado no quintal de uma casa, deixando a família surpresa. Veja abaixo.

Os moradores relataram que, ao se depararem com o lagarto, inicialmente ficaram surpresos e um pouco apreensivos. O réptil, que pode atingir tamanhos consideráveis e pesar até 5 quilos, estava aparentemente em busca de abrigo ou alimento.

“Estava na casa da minha filha por volta das 16h quando meu genro ouviu um barulho na janela e foi ver o que poderia ser. Depois de alguns minutos ele voltou e nos chamou para ver o que tinha encontrado. No começo achei que poderia ser um escorpião, mas era um lagarto enorme na janela da sala”, explica a moradora do bairro Marcia Almeida.

Marcia ainda ressalta que o réptil estava camuflado no mármore da janela e apesar de ter levado um susto com o tamanho do animal, o lagarto parecia tranquilo. “Ele estava bem tranquilo, ficou ali por volta de 40 minutos e depois saiu sozinho pela grade do portão”, afirma.

1/2
2/2

De acordo com informações da Polícia Ambiental, esses répteis costumam habitar as florestas e as áreas de vales. No entanto, quando o clima começa a esquentar, é comum vê-los surgir. Isso ocorre devido ao fato de que esta é a temporada de reprodução para essas criaturas.

Além disso, os teiús gostam de tomar banho de sol, por isso é mais comum vê-los por aí na primavera e no verão.

Apesar do animal ter uma aparência imponente, a Polícia Ambiental esclarece que são criaturas inofensivas que recorrem à agressão somente como último recurso, caso se percebam em situações de ameaça à sua segurança.

O que fazer ao encontrar um lagarto?

Ao GMC Online, a Polícia Ambiental explica que ao encontrar um lagarto no quintal de casa o cidadão pode pegar uma vassoura e tentar ‘tocá-lo’ até um local seguro. Outro fator importante é não dar água nem água e comida, assim o réptil acaba indo embora.

A Polícia Ambiental enfatiza que, para aqueles que possuem cães em suas residências, é aconselhável tomar medidas preventivas, como recolher o lagarto, visto que é possível que o cão sinta-se tentado a mordê-lo. Embora o lagarto seja uma espécie inofensiva por natureza, como mecanismo de autodefesa, ele pode responder com uma mordida ou até mesmo movimentos de rabo defensivos.

Veja o vídeo do lagarto

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/09/SaveTube.io-lagarto-480p.mp4

Sair da versão mobile