A passagem de ano é um momento especial para os budistas. Para ele, a chegada do ano novo não é apenas um momento de festa e confraternização. É um recomeço.
Este é o simbolismo da cerimônia Joya-ko-Kane em que 108 badaladas de sino deixam para trás os erros do ano que passou em busca da perfeição espiritual.
O Templo Budista de Maringá irá realizar a cerimônia das badaladas a partir das 23h45, pouco antes da meia-noite, diz o monge Eduardo Sassaki.
Aqui, durante a passagem do ano, um pouquinho antes da meia-noite já começa a badalada dos sinos, que tem o lado popular que diz assim que para cada badalada do sino você vai tirando, entre aspas, um pecado, né, para que você alcance a perfeição espiritual, certo?
disse o monge Eduarda Sassaki
A cerimônia é aberta à comunidade.
Todo ano tem os amigos aqui da vizinhança e aos que estão na cidade também, são bem-vindos. É uma cerimônia aberta ao público
concluiu o monge
O Templo aproveita a oportunidade para pedir ajuda à população para manter o asilo Wajunkai. O asilo cuida de 38 idosos, que não têm mais família.
Daí, se as pessoas puderem, quiserem, podem deixar com a nossa equipe o envelope ou no outro dia que eles se disporem, que eles possam vir aqui e deixar, seja a doação, seja em dinheiro, seja PIX ou então em materiais de limpeza ou comida, aberto ao desejo de cada um.
O Templo Budista de Maringá fica na Avenida Londrina, nº 392, no Jardim Aeroporto.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.