13 de julho de 2025

Temporal alaga casas do Jardim Tóquio em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 30/12/2020 às 14h35 Atualizado 26/02/2023 às 19h17
Ouvir: 04:09
Foto: Colaboração/Andiane Mendes

Na tarde desta terça-feira, 29, uma forte chuva caiu em Maringá. Em pouco tempo começaram a circular nas redes sociais imagens de alagamento na Avenida Morangueira. Um dos vídeos mostra carros boiando na água. A avenida parecia um rio.  

Há tempos a Avenida Morangueira sofre com alagamentos. E toda a água  que cai ali, sem ter para onde ir, corre direto para as ruas do bairro próximo: o Jardim Tóquio. Os moradores da Rua Nereu Mazzer, por exemplo, já sabem o que vão enfrentar quando a chuva vem forte. 

Nessa terça-feira não foi diferente. Andiane Mendes não estava em casa, mas acompanhou a água subindo pelas câmeras que instalou na frente da casa dela. No trabalho, ela ficou desesperada porque os dois filhos estavam em casa.

“Quando começou a fechar aquele tempo, eu já comecei a acompanhar pelas câmeras porque eu já sabia que poderia subir novamente a água. E foi exatamente o que aconteceu. Conforme foi aumentando o fluxo de água, a água foi subindo e foi passando as filmagens de carro passando […], as ondas vinham e empurravam a água para dentro de casa. A água entrou até a porta da minha sala, que é uma garagem grande que tem lá. E como as crianças estavam em casa, entra aquele desespero, você está no trabalho com as mãos atadas que não pode sair, porque a cidade toda praticamente está alagada, e aquela situação em casa. Esse problema, nosso bairro tem. Já foi notificado para prefeitura, eles já iniciaram trabalho lá, então é um desespero constante. [Quando cheguei em casa], lama pura. A rua da minha casa parecia aquelas ruas que não têm asfalto. Lama, pedra, essa situação que a gente encontrou. Meu cachorro, que é branco, estava marrom de barro”, explica Andiane.

Nesta manhã a rua está limpa. Equipes da prefeitura e moradores limparam tudo.

O problema é conviver com essa situação. Yara Gobo, que mora na Rua José Iba, ali perto, também ficou desesperada ao ver a água invadindo a casa, pelas câmeras de monitoramento.

“No momento da chuva, eu não estava em casa, estava trabalhando. E meu marido também estava trabalhando, mas ele pôde ir em casa para socorrer, porque meus filhos estavam em casa. E toda vez que chove é aquela situação e, ontem [terça, 29], a quantidade de chuva foi muito grande. Eu moro ali no Jardim Tóquio há 10 anos e são 10 anos acontecendo isso, ontem foi a 3ª chuva em um mês que aconteceu o que já vem acontecendo. Água tudo da Morangueira que desce ali no Jardim Tóquio e entra nas casas […]. O nosso problema é tubulação estreita, porque depois de 15 minutos a água vai embora. Hoje quem passa ali no Tóquio, não tem nada, porque a água vai embora, mas ela demora para descer”, conta Yara.

Ela diz que a prefeitura iniciou uma obra para ampliar a rede de galerias pluviais, mas ainda não terminou.

A reportagem entrou em contato com o secretário de Obras, Albari de Medeiros. Ele disse que estava numa reunião com técnicos para tratar justamente desse assunto: a drenagem na Avenida Morangueira e região. Ele vai falar sobre o assunto mais tarde.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação