Trânsito: No mês de setembro, radares aplicaram 420 multas por dia, em Maringá


Por Iasmim Calixto
Imagem: Ilustrativa/Arquivo pessoal

Somente no mês de setembro, foram lavradas 12.605 autuações pelos radares instalados em Maringá. Os dados foram disponibilizados pela Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualizados em 2021, Maringá têm uma frota de 338.850 veículos.

Esses dados correspondem a 420 multas aplicadas por dia ou uma multa aplicada a cada 26,8 veículos.
Essas autuações, flagradas pelos radares, correspondem ao artigo 218 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias.

Dessas autuações, 10.973 correspondem ao parágrafo I (quando a velocidade for superior à máxima em até 20%. Infração: média; Penalidade: multa).

1.478 infrações foram correspondentes ao parágrafo II (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%. Infração: grave; Penalidade: multa).

Outras 154 infrações corresmpoderam ao parágrafo III (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%. Infração: gravíssima; Penalidade: multa; suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação).

No mês de agosto, os radares de Maringá realizaram 7.798 autuações. Desta forma, o mês de setembro registrou um aumento de 61,64% em relação às infrações flagradas pelos radares. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, 71.553 infrações foram lavradas.

LEIA TAMBÉM – Restaurante Outback vai inaugurar unidade em Maringá

Já as fiscalizações eletrônicas realizadas através de semáforos registraram 6.015 autuações. Essas fiscalizações correspondem aos artigos 183 (parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso) e 208 (Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória) do CTB.

Assim, segundo o que informa a Semob, 5.877 multas foram autuadas por avanço de sinal vermelho ou não cumprimento da parada obrigatória. Outras 138 autuações foram aplicadas por veículos que pararam sob a faixa de pedestres.

Entre fiscalizações realizadas por meio dos radares, semáforos eletrônicos, agentes de trânsito, Estar e Polícia Militar, nos primeiros nove meses de 2022, 186.867 atuações foram lavradas.

Imagem: Semob/Reprodução

No mesmo período referente ao ano passado (2021), de janeiro a setembro, 174.275 autuações foram realizadas pelos órgãos competentes do município. No ano ano, durante os 12 meses, 229.575 infrações foram executadas.

Sair da versão mobile