Transporte coletivo: Funcionários aprovam greve da TCCC e Cidade Verde


Por Victor Simião/CBN Maringá
Maringá: Trabalhadores aprovam greve da TCCC e Cidade Verde
Foto: Sinttromar

Em Maringá, trabalhadores da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde aprovaram a greve em assembleia realizada nesta quarta-feira, 9. As urnas foram abertas no início da noite. Eles pedem reajuste salarial, participação nos lucros da empresa e renovação do acordo coletivo, que não tem acontecido, de acordo com o Sinttromar – o sindicato que representa a categoria. 

A greve deve ser iniciada após 72 horas, conforme as normativas de greve. A paralisação pode afetar o serviço em Maringá, Paiçandu e Sarandi.  “É uma luta por nossos direitos”, disse o diretor do sindicato que representa a categoria, Emerson Silva. 

“Desde o mês de abril para maio, temos feito as negociações coletivas com a empresa e tentado renovar o acordo coletivo, sem sucesso. Esse período chegou ao estopim de termos que, infelizmente, realizar a assembleia para aprovação da retirada de direitos ou aprovação de greve para buscar uma alternativa de garantir esses direitos do acordo coletivo dos trabalhadores”, detalha.

“Nesse período de 72 horas, esperamos que a empresa, o poder público procure a entidade sindical no sentido de buscar uma alternativa de acordo, e que a gente possa trazer uma proposta que seja benéfica para os trabalhadores e realizar uma nova assembleia. Caso contrário, o sindicato vai realizar todos os trâmites que a lei de greve prevê nesse sentido, e a qualquer momento, após as 72 anos, o transporte coletivo pode paralisar”, acrescenta Emerson Silva.

A reportagem procurou a direção da TCCC e Cidade Verde. A diretoria preferiu não se manifestar no momento.

Sair da versão mobile