
Você provavelmente já ouviu falar sobre um túnel de 1,2 km, com cerca de 28 metros de profundidade, na Catedral de Maringá. O caminho subterrâneo, que passaria por baixo da calçada central da Avenida Getúlio Vargas, cruzaria as avenidas Brasil, João Paulino e Prudente de Morais, e chegaria ao Estádio Willie Davids é, na verdade, uma brincadeira inventada há cerca de dez anos que viralizou. Mas você sabe como essa história surgiu? O GMC Online foi atrás da resposta.
Um texto falando sobre o famoso túnel secreto foi publicado no dia 1º de abril de 2011, Dia da Mentira, em um blog de jovens de uma igreja de Maringá – veja a publicação abaixo. O autor da história, que preferiu não se identificar, disse à reportagem do GMC Online que o objetivo era conscientizar os leitores sobre a disseminação de fake news. No fim da publicação, o blog esclarecia que se tratava de uma brincadeira, inclusive com um desenho do Pinóquio, personagem conhecido por contar mentiras.
“O blog era quase um canal de entretenimento gospel: a gente postava vídeos legais que encontrava na internet e também tínhamos o hábito de fazer algumas brincadeiras nesse sentido. Estávamos falando sobre os cuidados com as fake news e colocamos uma boa ressalva no final, com uma imagem do Pinóquio. Era para ser uma conscientização, mas ‘o tiro saiu pela culatra’. Éramos jovens e, mesmo tendo todo o cuidado, não sabíamos que a história poderia ter essa repercussão e o feitiço virar contra o feiticeiro”, detalha o autor.
O texto contava com personagens fictícios, como um padre e o prefeito, que teria dito que o local se tornaria um dos grandes pontos turísticos de Maringá. Fotos que seriam do tal túnel e um mapa mostrando a passagem subterrânea deixaram a publicação ainda mais real. A inspiração para criar a história veio de blogs internacionais, segundo o autor.
“Na época, eu acompanhava muitos blogs e tinha umas brincadeiras muito boas que empresas grandes faziam no dia 1º de abril. Até o Google já fez isso, dizendo que seria possível transmitir cheiro pelo monitor do computador. Essas brincadeiras inspiraram a gente a fazer por aqui também. Mas para criar esse senso de interesse local, pensamos: o que tem em Maringá? Tem a Catedral, tem o estádio… e imagina se estivessem conectados? Tinha que ter um ar de mistério e também ser algo difícil de verificar, algo que despertasse interesse”, explicou o autor da história. O blog foi tirado do ar tempos depois.
Veja o post feito no blog da igreja em 2011:
Rica em detalhes, a história parecia, de fato, verdadeira. E o empresário Wilson Matos Filho, 47 anos, que frequentava a mesma igreja, publicou o texto em seu Facebook um ano depois, em 1º de abril de 2012 – com o mesmo tom de brincadeira. Anos depois, em 2016, ele publicou novamente e a história viralizou – veja abaixo.
“Ele [autor do texto] escreveu tão bem escrito, que eu gostei da ideia e postei no meu Facebook. Como a história ficou muito bem estruturada e parecia verídica, viralizou. Muitas pessoas não leram até o final, onde dizia que era uma publicação de 1º de abril. Era uma história envolvente e gerou muita curiosidade, mas eu não tinha noção que ia viralizar. Foi uma das minhas postagens que mais teve repercussão. […] É só uma brincadeira, mas seria bacana se tivesse mesmo um túnel, seria um ponto turístico para Maringá”, relatou Wilson Matos Filho ao GMC Online.