Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

UBSs Guaiapó-Requião e Paulino começam a aplicar vacina da BCG


Por Redação GMC Online Publicado 01/10/2025 às 10h54
Ouvir: 00:00
6c5f8431-d0f6-4c90-8560-f79f8711ba2f
Foto: Rafael Macri/PMM

A partir desta quarta-feira, 1º, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Guaiapó-Requião e Paulino passam a integrar os pontos de vacinação da BCG, que protege recém-nascidos contra formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A aplicação do imunizante também segue na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde e nas UBSs Aclimação, Mandacaru e Iguaçu. A UBS Alvorada III deixa de ofertar a vacina.

A vacinação da BCG também continua nas maternidades do Hospital Universitário e da Santa Casa, que desde 2024 realizam a aplicação logo após o nascimento.

A aplicação da vacina BCG é recomendada pelo Ministério da Saúde nas primeiras 12 horas de vida ou o mais breve possível após a alta hospitalar. Administrado em dose única, o imunizante é indicado para crianças menores de cinco anos. Bebês prematuros podem receber a vacina desde que tenham mais de 2 kg.

“Com maior disponibilidade de estoque, conseguimos oferecer a vacina em mais uma unidade e ampliar o acesso à população. A BCG é essencial para a proteção das nossas crianças e deve ser aplicada o quanto antes, preferencialmente nas primeiras semanas de vida”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Antes da vacinação, os pais ou responsáveis precisam realizar o cadastro do bebê na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, apresentando a certidão de nascimento, o CPF e resumo de alta hospitalar da criança, além de documentos pessoais.

“Os pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais próxima para cadastrar o bebê e garantir a aplicação da BCG. Vacinar é um ato de amor e de proteção à vida”, reforçou a coordenadora de imunobiológicos, Edlene Goes.

No dia da aplicação, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação, o CPF do bebê, o número do cadastro municipal e documentos pessoais dos responsáveis. Não há necessidade de agendamento prévio.

Confira os locais e horários de vacinação da BCG em Maringá:

  • Sala de Vacina da Secretaria de Saúde: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30;
  • UBS Aclimação: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h;
  • UBS Guaiapó-Requião: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h;
  • UBS Iguaçu: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30;
  • UBS Mandacaru: segunda a sexta-feira, das 10h às 15h;
  • UBS Paulino: segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação