Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

UEM é multada por maus-tratos a beagles usados em pesquisas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 04/09/2019 às 16h37 Atualizado 24/02/2023 às 03h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada por maus-tratos a beagles usados em pesquisas. A decisão foi publicada esta semana no Diário Oficial da União. A reportagem conversou com protetores de animais que resgataram os cães de laboratórios da universidade.

A decisão é do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O órgão determinou multa R$ 10 mil à UEM e de R$ 5 mil a um pesquisador por possível maus-tratos a animais.

O Concea considerou a infração de natureza grave. O caso ganhou repercussão em 2010, quando uma professora de Londrina denunciou a utilização de cães da raça beagle em pesquisas odontológicas na UEM. Havia também uma vira-lata.

O Ministério Público atuou no caso e os animais foram resgatados por protetores. Ana Lívia Lavor é dona de um recanto de animais que recebeu alguns beagles e a vira-lata.

Nesse dia do resgate, meu antigo sócio ajudou a tirar cães da UEM. Eles passaram por consulta veterinária e alguns vieram para cá. E nós fizemos parte de tudo, fomos lá, vimos a questão dos maus-tratos aos animais”, afirma ela, ressaltando que os animais eram muito tristes.

“Era uma tristeza muito grande. Animais em gaiola, a sujeira que eles viviam, medicação vencida, era horrível. Quando eles forem retirados de lá, alguns vieram para cá para aguardar a adoção. Ficaram por um tempo. Eram cães muito tristes e que não tinham socialização nenhuma. E entre esses cães, tinha essa vira-latinha, que muito triste, vivia isolada e tinha muito medo de pessoas. Era uma cachorrinha muito triste. (…) Eram cães, que não sabiam ser cães”.

A CBN entrou em contato com a UEM para comentar o assunto. A assessoria de imprensa informou que a universidade não foi notificada da decisão do Concea e, portanto, não irá se pronunciar.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação