Estudantes se reúnem na UEM enquanto pedido de retorno presencial é analisado

Na manhã desta segunda-feira, 24, estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se reuniram em frente à reitoria esperando a reunião da Câmara de Graduação. A câmara examina um documento feito por um grupo de acadêmicos que pede o retorno às aulas presenciais.
Depois da repercussão da suspensão, após três dias de aulas presenciais, os alunos se reuniram e elaboraram este pedido. A câmara pode fazer alterações.
A reunião de deliberação por parte do o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), está marcada para começar às 14h desta segunda. Os alunos pedem o retorno imediato das aulas presenciais para os veteranos, como explica o estudante Eduardo Lanza, conselheiro do CEP.
“É uma reunião para instruir os alunos sobre como será o procedimento do CEP, principalmente sobre questões de segurança, quem vai ter direito de entrar no RU, só nós conselheiros e o pessoal de centro acadêmico. E falando aqui do lado de fora, a UEM instalou telões e eles colocaram cadeiras também do lado de fora para os alunos poderem acompanhar e poderem se manifestar livremente, do lado de fora do RU”, explica o acadêmico.
“O relator se manifestou favorável [ao documento que pede a volta às aulas presenciais], 1h30 da manhã, por e-mail, ele analisou e agora estão votando no CGE. Nós ainda não temos o resultado. E, à tarde, nós do CEP nos reuniremos para votar para voltar já amanhã [terça-feira, 25]. Inclusive, para os alunos da graduação a partir do segundo ano e os calouros a partir de segunda-feira [31 de janeiro], como era o programado”, detalha.
