Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

UEM retoma aulas presenciais para veteranos nesta segunda-feira


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 17/01/2022 às 14h11 Atualizado 20/10/2022 às 11h41
Ouvir: 00:00
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

As últimas aulas presenciais na Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram no dia 1° de fevereiro de 2020, quase dois anos atrás. Por causa da pandemia, todo o ano letivo de 2020 foi feito de forma remota, assim como o primeiro semestre letivo de 2021.

As aulas do segundo semestre letivo de 2021 começaram de forma remota no dia 10 de janeiro. E nesta segunda-feira, 17, foram retomadas as aulas presenciais na universidade para os veteranos, alunos que estão cursando as graduações a partir do segundo ano. 

Mas pelo campus, os estudantes circulavam procurando pelo bloco correto do curso. Isso porque muitos alunos, apesar de estarem no segundo ano, nunca tinham tido aulas presenciais na UEM, somente no ensino remoto. 

Um grupo de estudantes do quarto período de zootecnia se reuniu em frente a Biblioteca Central para fazer um tour pela universidade. 

O acadêmico do curso Johan Aragon estava animado para as primeiras aulas presenciais e, segundo ele, a vacinação tranquiliza para o retorno presencial. 

“A gente passou há dois anos, hoje é nosso primeiro dia de aula, daí a gente vai fazer um tour pela faculdade para a gente conhecer ela melhor, como hoje é a primeira vez. […] A gente estava cansado já das aulas remotas, a gente sentiu um pouco prejudicado também, agora nossa expectativa é aprender um pouco melhor com o início das aulas práticas e, também, é muito mais gostoso, né. Estar junto com a turma para aprender, com o professor ao vivo. Acredito que vai ser muito boa a experiência”, conta o aluno.

O Josemar de Oliveira também nunca tinha entrado na UEM como acadêmico do curso de matemática. Ele compartilha do mesmo sentimento. O ensino remoto não se compara às aulas presenciais e com a vacinação e os cuidados, da para retornar com segurança, diz ele. 

“O ensino online a gente não consegue aprender, a gente não tem tanta concentração e o ambiente acadêmico a gente está junto com os amigos, a gente está aprendendo junto com os professores, é muito melhor, não tem nem como comparar com o ensino online. Então a expectativa é muito boa, tomara que continue. […] Eu estou vacinado com as duas doses, no fim do mês vou tomar a terceira, então não estou preocupado [com a covid]. Eu acredito que a vacina está mostrando a eficácia dela e acho que com todo o cuidado, a gente mantendo o distanciamento, usando álcool em gel, usando máscara, a gente consegue conter os casos”, declara Oliveira.

Na semana passada, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Maringá (Sesduem) enviou um ofício com o pedido de adiar o início das aulas presenciais por 15 dias. Mas a UEM manteve a retomada presencial para esta segunda-feira. O Sinteemar, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá, informou que irá convocar uma assembleia esta semana para debater o assunto. 

10.725 veteranos da UEM voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira. Para os 3.206 calouros, as aulas presenciais começam no dia 31 de janeiro. A UEM emitiu um ofício informando que alunos e docentes só podem acessar as dependências da universidade mediante apresentação do comprovante de esquema vacinal completo contra a covid-19. O segundo semestre acadêmico de 2021 na UEM termina no dia 14 de maio.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação