Maringá: UTI pediátrica exclusiva para covid-19 está com 100% de ocupação

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica exclusiva para covid-19 em Maringá está com 100% de ocupação. Segundo a Secretaria de Saúde, cinco crianças estão internadas. Nem todas com diagnósticos confirmados. Os casos são leves e moderados, mas têm indicação de isolamento em UTI por causa dos problemas respiratórios típicos deste período que podem se confundir com covid-19.
No boletim sobre casos de coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Maringá nessa quinta-feira, 12, uma informação chamou a atenção.
Enquanto a taxa de ocupação de leitos de UTI adulta cai, a taxa de ocupação de leitos da UTI pediátrica alcançou o maior número até agora: 100%.
A UTI pediátrica exclusiva para Covid-19 tem poucos leitos. São apenas cinco. Isso porque, como se sabe, as crianças são menos afetadas pelo coronavírus e dificilmente desenvolvem a doença de forma grave.
Mais um motivo para a taxa tão alta chamar a atenção. Mas o secretário de Saúde Marcelo Puzzi tranquiliza: as crianças que estão internadas apresentam sintomas leves ou moderados, mas estão na UTI por indicação médica. A unidade permite isolamento e cuidados mais intensos.
É que neste período de inverno aumentam os casos de doenças respiratórias, que podem se confundir com Covid-19. Nenhuma criança internada está intubada. Procedimento que também é realizado em crianças, se necessário.
“Todas estão em estado leve a moderado, se necessário for, usam a assistência respitória por ventilação mecânica, fazem o acompanhamento com o fisioterapeuta e o médico da UTI”, explica Marcelo.
A Secretaria de Saúde informou que se necessário haverá aumento de leitos da UTI pediátrica.
