Verão começa nesta terça; veja a previsão para esta semana em Maringá

O verão começa às 12h59 desta terça-feira, 21, e termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33. Segundo as análises do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno climático La Niña vai permanecer ativo com intensidade moderada, perdendo força apenas no fim da estação.
- Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp.
“Estão previstos dias consecutivos de tempo seco e temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico”, afirma o meteorologista do Simepar, Marco Jusevicius. Típicas do verão paranaense, as tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo.
De acordo com o Simepar, a temperatura média do ar deve ficar de próxima à média climatológica a ligeiramente acima da normalidade no verão deste ano. Já a ocorrência de chuvas ficará entre abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular no tempo e no espaço, como já vem ocorrendo nos últimos meses.
Verão em Maringá
O primeiro dia do verão será de céu nublado, mas sem chuva em Maringá, segundo o Simepar. A temperatura mínima deve ser de 21ºC e a máxima pode chegar a 36ºC. Essa condição deve permanecer na quarta-feira, 22, também com céu nublado e temperaturas variando entre 25ºC e 37ºC.
Já na quinta-feira, 23, o tempo deve ficar instável em Maringá. Há previsão de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva na cidade, com 2,9 milímetros de precipitação, de acordo com o Simepar. A temperatura mínima deve ser de 19ºC e a máxima pode alcançar os 34ºC.
Na sexta-feira, 24, véspera do Natal, o tempo volta a ficar firme, com predominância de sol em Maringá. As temperaturas devem ficar entre 17ºC e 34ºC. A estabilidade se repete também no sábado, 25 de dezembro, com sol e máxima de 32ºC.
Veja no gráfico abaixo:

Agricultura
“É provável que agricultura de forma geral tenha um desempenho abaixo do esperado e não atinja seu máximo potencial produtivo, a confirmar-se a previsão climática de continuidade de chuva aquém da média até próximo da média climatológica durante o verão, com distribuição espacial e temporal irregular”, afirma a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Heverly Morais.
A grande maioria das lavouras paranaenses de soja e milho está na fase de florescimento e enchimento dos grãos, com intensa demanda por água. Seriam necessárias chuvas abundantes no início do verão para suprir a necessidade hídrica das culturas e garantir boas produtividades. O desenvolvimento de outras culturas como feijão, mandioca e cana-de açúcar, bem como as pastagens, também pode ser prejudicado pela pouca precipitação na mudança de estação.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.
