Vereador quer que plantio de grama seja obrigatório em terrenos vazios


Por Nailena Faian

Já imaginou todos os terrenos vazios de Maringá, públicos ou privados, com grama plantada? Essa é a ideia do vereador Jean Marques (PV). Ele quer saber a opinião e também quer sugestões de moradores para poder incrementar um projeto de lei.

Em sua página no Facebook, a maioria dos internautas apoia a proposta. “Vai em frente com o projeto, acho muito bom, se conseguir manter pelo menos 50% dos terrenos vazios limpos, já é uma grande conquista”, comentou um usuário.

“Depende. Já não existe a obrigatoriedade da roçada para imóveis em mau estado de conservação? Ela está sendo efetiva? Discussão válida se realmente criar medidas práticas para a cidade”, questionou outra internauta.

Jean Marques diz que vem estudando a proposta desde o ano passado. “Por ser meio polêmica abrimos espaço nas redes sociais para que as pessoas possam comentar e fazer sugestões”, diz.

De acordo com o vereador, o projeto deve excluir a obrigatoriedade para alguns, como no caso de lotes que têm alvará para construção.

Em Londrina o programa “Cidade com grama, sem mato, sem lama” entrou em vigor em novembro do ano passado. Lá, a obrigatoriedade da plantação de grama foi cobrada de maneira gradativa para que os proprietários tivessem tempo para se adequar.

A ideia é que ocorra o mesmo em Maringá.“Também vamos propor um percentual a ser plantado, para a pessoa não precisar plantar tudo de uma vez e gerar onerosidade. O objetivo é ter menos lotes sujos, com menos entulhos, livres do mosquito da dengue e escorpiões”, afirma Marques.

Sugestões para o projeto de lei podem ser feitas na página no Facebook do vereador.

Sair da versão mobile