Vídeo: Semob testa bolsões para motocicletas em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá
Foto: Reprodução

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) começou a testar bolsões para motociclistas nos samáforos. Dois sinaleiros na Avenida Pedro Taques estão em teste há uma semana.

A intenção é observar o comportamento de motos e carros por 30 dias para avaliar a eficiência do bolsão, que é um espaço reservado para as motos, na frente dos carros, quando o sinal está fechado. Desta forma, quando o sinal abre, as motos saem primeiro. O secretário Gilberto Pupur diz que há um apelo da comunidade para a implantação dos bolsões.

“Temos recebido muitas solicitações desse benefício para os motociclistas. […] São dois bolsões na Pedro Taques. […] Como o cruzamento tem monitoramento, a gente vai conseguir ver bem qual o comportamento de motoristas e motociclistas frente a esse novo benefício. Já faz uma semana que colocamos, […] mas ainda é prematura para tirarmos alguma conclusão. […] Em 30 dias a gente tem condição de fazer uma avaliação sobre se isso melhorou ou piorou as condições de segurança”, diz o secretário.

“Eles (os motociclistas)  não ficam mais espremidos entre os motoristas, e isso aumenta a segurança deles. Porém, tem o outro lado, se o avanço de sinal vermelho for muito grande, quem vai estar em situação de risco é o pedestre e aqueles veículos que cruzam a via. É isso que está sendo avaliado, quais são os prós e os contras desses bolsões de moto”, completa Gilberto.

Assista ao vídeo:

Veja outras matérias na CBN Maringá.

Sair da versão mobile