Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de fevereiro de 2026

Vídeos mostram captura de onça-parda em Maringá; veterinária explica condição do animal


Por Camila Maciel Publicado 03/02/2026 às 09h41
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-02-03 at 09.40.34
Foto: Reprodução

Vídeos divulgados pelo Centro de Atendimento da Fauna Silvestre (Cafs), mostram o momento da captura de uma onça-parda encontrada dentro de uma residência na madrugada desta terça-feira, 3, em Maringá. O animal se refugiou em um dos cômodos de um imóvel localizado no Jardim Monte Rei, próximo a áreas de mata, e a ocorrência mobilizou equipes especializadas.

A médica veterinária Danielle Martina, do Hospital Veterinário do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), de Londrina, e do Cafs, explicou em vídeo como foi a atuação das equipes durante a ocorrência. Segundo ela, o chamado aconteceu durante a madrugada, e foi necessária a sedação do animal ainda no local para garantir uma captura segura. Veja os vídeos:

Vídeo: UniFil/Cafs

De acordo com a veterinária, a onça-parda é uma fêmea, com mais de um ano de idade, que apresentava score corporal considerado bom, mas estava um pouco desidratada. Após o resgate, o animal passou por check-up, exames de sangue, ultrassom e raio-x, com resultados dentro dos parâmetros normais.

A onça permanece em observação para descanso e alimentação. Conforme relato da veterinária, a soltura será realizada com o acompanhamento dos órgãos competentes, incluindo o Instituto Água e Terra (IAT), que também ficará responsável por definir o local mais adequado para a reintrodução do animal na natureza. Veja o vídeo na íntegra:

Vídeo: UniFil/Cafs

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação