Você sabia que há uma réplica da Catedral no Japão? Entenda


Por Luiz Santos

Kakogawa é a primeira cidade irmã de Maringá. A lei que estabelece a irmandade entre as cidades é de 1972. Mas engana-se quem pensa que esta relação entre as cidades ficou só no papel.

A cidade japonesa tem até um monumento em homenagem à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. A réplica fica em frente a uma estação de trem, na avenida que leva o nome de Maringá.

E Maringá também tem marcos físicos que representam a relação entre as duas cidades. A avenida onde fica localizada a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), entidade representativa da comunidade nipo-brasileira, se chama Kakogawa por causa da irmandade.

Além disso, em 2013, depois de completos 40 anos de oficialização da irmandade entre os municípios, foi construído um monumento em uma praça da via de Maringá.

Em entrevista ao GMC Online, Reginaldo Dias, professor de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), já ressaltou que esta é a irmandade que mais recebe investimentos.

“Há permanente intercâmbio de comitivas entre as duas cidades, uma evidência da força da comunidade de descendentes de japoneses no Brasil”, comentou Dias.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile