Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Conheça as 7 cidades do Paraná na lista das 100 melhores do Brasil


Por Redação GMC Online Publicado 03/11/2024 às 17h48
Ouvir: 00:00
image
Fotos: AEN e Prefeituras Municipais

Municípios paranaenses se destacaram em um ranking que identifica as melhores cidades do Brasil. A sexta edição do estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM), desenvolvido pela Macroplan, revelou quais cidades têm alcançado os melhores resultados em quatro áreas cruciais sob responsabilidade das gestões locais: saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade. A pesquisa examina o progresso de indicadores oficiais nessas áreas nos 100 maiores municípios do país, entre 2010 e 2023, avaliando o impacto deixado por diferentes administrações ao longo do tempo.

O levantamento aponta que Maringá ocupa a primeira posição do ranking pela terceira vez consecutiva. Além da Cidade Canção, outros seis municípios do Estado do  Paraná estão entre as 25 primeiras posições no ranking geral: Curitiba ( 5ª posição), Cascavel (6ª ), Londrina (18ª) e São José dos Pinhais (19ª), Foz do Iguaçu (36ª) e Ponta Grossa também na posição (36ª).  VEJA NO FIM DA REPORTAGEM O RANKING COMPLETO.

A conquista de Maringá

A cidade de Maringá, que já havia conquistado o primeiro lugar no ranking de 2021, obteve, mais uma vez, uma média de 0,765 no levantamento atual, em uma escala que vai até 1. Entre as áreas avaliadas, o principal destaque foi saneamento, com uma excelente pontuação de 0,978. Além disso, na área de segurança, a cidade também se sobressaiu, alcançando um índice de 0,806. Já em educação e saúde, Maringá obteve pontuações de 0,703 e 0,692, respectivamente.

Além disso, Maringá liderou em sete dos 15 indicadores avaliados: cobertura de educação básica, redução da mortalidade infantil, taxa de matrículas na pré-escola, acesso à água tratada, cobertura de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de lixo. Ademais, a cidade conquistou o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino fundamental I na rede pública municipal, bem como a segunda posição na menor taxa de mortalidade prematura.

O estudo também apresenta dados que ajudam a reforçar a posição de destaque de Maringá. Por exemplo, a taxa de analfabetismo entre a população com 15 anos ou mais é de apenas 2%, enquanto a renda per capita da cidade é de R$ 51,9 mil. Além disso, a média salarial no emprego formal é de R$ 3.763, com uma taxa de 50,8% de empregos formais entre os habitantes com 15 anos ou mais. Por fim, o município recebeu nota A em Capacidade de Pagamento (Capag), de acordo com o Tesouro Nacional, confirmando sua solidez fiscal e eficiência financeira.

VEJA QUAIS SÃO AS 100 MELHORES CIDADES DO BRASIL PARA VIVER

image
image
image
image

Com informações de assessoria de imprensa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…