Construção civil cria 600 empregos em Maringá no 1º trimestre
O setor da construção civil foi responsável por 606 novas vagas de emprego formal em Maringá entre janeiro e março deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número representa cerca de 20% do total de 3.174 empregos com carteira assinada criados no período na cidade.
Com esse resultado, o setor chega a 10,6 mil trabalhadores com registro em carteira em Maringá, consolidando-se como um dos principais motores da geração de empregos no município.

No Paraná, o desempenho da construção também foi positivo: 6.663 vagas foram abertas no primeiro trimestre, o equivalente a 11% do total de novos empregos no estado.
O levantamento foi realizado pelo departamento de estatística do Sinduscon-PR/Noroeste (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná – Região Noroeste), com base nos dados oficiais do Caged. Outras cidades da região também registraram desempenho favorável no setor.
Em Sarandi, foram abertas 115 vagas; em Mandaguaçu, 43; e em Cianorte, 30. Já em Umuarama, o saldo foi positivo com 3 novas vagas. Por outro lado, o setor apresentou retração em algumas cidades: Paranavaí fechou 38 postos de trabalho, Marialva perdeu 33 vagas e Mandaguari, 7.
