Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Coronavírus: Como posicionar sua marca?


Por Alexandra Staudt / Marketing e Varejo Publicado 17/03/2020 às 17h20 Atualizado 23/02/2023 às 17h53
Ouvir: 00:00

O coronavírus vem devastando a economia mundial de forma assustadora, dólar subindo dia após dia, fábricas chinesas fechando, produtos se esgotando nas prateleiras… Vaaaai chegar ao Brasil, e agora? Aaaaaah, agora reforça a imunidade, capricha no própolis, vitamina C e aguarda, rs… Bom se fosse simples assim…

O fato é que os eventos com aglomeração de pessoas estão suspensos, pelo menos em Maringá, pelos próximos 30 dias, e isso inclui formaturas, festas, casamentos, aulas escolares… Um prejuízo milionário já começa a ser sentido e o mercado entra em alvoroço. O empresário não quer adoecer, mas ele precisa pagar contas, precisa pagar os empregados, precisa seeee manter… E agora?

Bem, vamos aproveitar pra vender álcool gel e máscaras com 300% de acréscimo no valor, o mundo é dos espertos, certo?

Bem, para começar vamos lembrar que, isso não é estratégia de marketing, é OPORTUNISMO. Todo o mundo está passando por dificuldades e aproveitar-se dessa situação para lucrar de maneira desonesta pode (e aqui vamos falar em marketing e não em humanidade) destruir sua marca. Como? Ora, qual a sua relação com seus clientes?

Então o ideal é cruzar os braços, fechar minha loja/empresa/escritório… e assistir minha derrocada? Claro que não, se você parar pra pensar, SEMPRE há meios para seguir em frente, o importante é encontrar formas adequadas para isso.

Veja, as pessoas estão sendo orientadas a não sair de casa. Bem, que tal apostar no delivery? Na Alemanha, pessoas com suspeita de coronavírus podem solicitar que o entregador deixe sua encomenda no portão, eliminando qualquer contato com o entregador (pessoal, ele também é humano e precisa ser protegido), basta efetuar o pagamento pelo aplicativo. Ontem, uma postagem no instagram mostrou um trabalho de endomarketing de uma empresa que distribuiu álcool gel a toda a equipe.

O Gestor de outra empresa informou que adquiriu caixas de repelentes e normalizou que “todos os colaboradores façam uso de repelente já ao chegar na empresa”… Pense, temos Coronavírus e temos Dengue.

A sugestão do dia é: PENSE COMO SER HUMANO!

Comece atingindo seus colaboradores. Se sua empresa não vai fechar durante esse período, distribua conhecimento, dicas importantes de prevenção (em Maringá, tanto de Dengue quanto de Coronavírus), faça-os sentir-se importantes e compreenderem a importância do auto cuidado e do respeito mútuo. E com o auxílio da sua equipe (sim, se você os contratou é porque são capazes de te exercer suas funções e ajudá-lo em momentos de crise), crie estratégias para proteger seus clientes e garantir seu posicionamento enquanto MARCA neste momento.

Você pode disponibilizar álcool gel na sua loja; pode realizar vendas pela internet (oferecendo conforto e segurança ao seu cliente que não quer sair de casa); pode firmar parceria com empresas de entrega para oferecer delivery dos mais diversos produtos; pode se fazer presente, como empresa, marca, PESSOA…

Afinal, a pandemia vai acabar, mas a sua MARCA só vai sobreviver a ela se você tiver sensibilidade para observar, entender, e auxiliar seus colaboradores e clientes a passarem por isso.
Como começar?

Imprima um panfleto e o disponibilize para colaboradores, coloque nas sacolas de compras, entregue aos vizinhos… Você pode colocar ao término dele algumas das medidas que sua empresa está tomando, e também pode fazer uma gentileza, oferecer um desconto ao cliente que fizer as compras via internet… Mas se for fazer algo, faça com humanidade! Certamente sua marca sairá fortalecida e seu vínculo com equipe e clientes será muito mais próximo!

DICAS IMPORTANTES PARA SE PREVENIR:

– Evite aglomerações, você pode passar um final de semana sem balada, né?
Ao sinal de gripe ou resfriado, evite a automedicação, médicos estão orientando o uso de PARACETAMOL e só.


– Se você acha que está infectado, NÃO VÁ AO MÉDICO! Já pensou quantas pessoas você irá infectar nessa saída de casa para o Hospital? O SUS dispõe de um aplicativo exclusivo para triagem, basta fazer o download e você será devidamente orientado. Baixe aqui para Android ou iOs.

– Nutricionistas indicam caprichar na alimentação saudável para melhorar sua imunidade e, dar armas ao seu corpo para superar o vírus, caso você se contamine.

– Se você tem idosos e crianças em casa, cuidado redobrado, disponha-se a fazer por eles as atividades na rua, como compras, pagamento de contas…

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação