Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de novembro de 2024

Critérios finais de aeronavegabilidade do eVTOL são divulgados pela Anac, informa Eve


Por Agência Estado Publicado 05/11/2024 às 13h45
Ouvir: 00:00

Os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac), informou a Eve. O documento apresenta os critérios que o “carro voador” precisa cumprir, quanto à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria, por exemplo.

A divulgação representa um passo importante rumo à certificação do nosso eVTOL, segundo o diretor de tecnologia da Eve, afirma Luiz Valentini. “Agora, vamos continuar trabalhando estreitamente com a Anac para a obtenção do Certificado de Tipo (CT) e com a FAA para a validação simultânea do CT da ANAC”, afirmou sobre os próximos passos.

Por se tratar de uma nova tecnologia, a Anac abriu em dezembro de 2023 uma consulta setorial para que empresas, autoridades certificadoras e a sociedade pudessem contribuir com o documento Ao todo foram apresentadas 297 contribuições ao texto.

Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da Eve. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação, segundo a Anac.

O cronograma da Eve prevê o início dos testes de voo do “carro voador” em 2025 e a entrada em serviço em 2026. Em julho de 2024, a empresa apresentou seu primeiro protótipo em escala real no último semestre durante o Farnborough Air Show, no Reino Unido. A carteira de pedidos da Eve soma US$ 14,5 bilhões, com encomendas de 2,9 mil eVTOLs feitas por 30 clientes distribuídos em 13 países.

Os fornecedores primários para a produção da aeronave já estão definidos. Além disso, no ano passado, bateu o martelo sobre a primeira fábrica. A cidade escolhida foi Taubaté, no interior de São Paulo. A proximidade com as instalações da Embraer, em São José dos Campos, foi uma das principais justificativas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsas da Europa fecham sem direção única à espera de eleição dos EUA


As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta terça-feira, 5, em nova sessão marcada por alta dos juros, enquanto…


As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta terça-feira, 5, em nova sessão marcada por alta dos juros, enquanto…

Economia

Energia furtada no Brasil daria para atender todo o Estado da Bahia, diz diretor da Aneel


O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira, 5, que o porcentual de energia…


O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira, 5, que o porcentual de energia…

Economia

Pacheco diz acreditar ser possível aprovar 2º projeto da regulamentação da tributária neste ano


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira, 5, que acredita que o segundo projeto de regulamentação da…


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira, 5, que acredita que o segundo projeto de regulamentação da…