Desobstrução de vias: Maringá tem reunião para cumprir determinação do STF

O prefeito Ulisses Maia (PSD) convocou uma reunião, na manhã desta segunda-feira, 9, com as forças de segurança da cidade de Maringá para tratar as ações de cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) expedida neste domingo, 8, que determina a desobstrução das vias e rodovias da cidade. A Prefeitura de Maringá informa que “prestará todo o apoio às autoridades de segurança competentes, a fim de garantir a lei e a ordem”.
Moraes determinou ordenou a desocupação e a dissolução total dos acampamentos nas imediações unidades militares do Exército e prisão em flagrante de seus participantes pela prática dos seguintes crimes: atos terroristas, inclusive preparatórios, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O ministro ordenou às polícias militares e sob comando da União que desocupem todas as vias públicas e prédios públicos estaduais e federais em todo o território nacional.
Também mandou o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Tik Tok bloquearem 17 perfis, em 2 horas, e enviarem os dados cadastrais ao Supremo. A multa é de R$ 100 mil por dia, caso a ordem não seja cumprida.
Estiveram presentes, além do prefeito de maringá, Ulisses Maia, o delegado da Polícia Federal, Fabiano Lucio Zanin, o sub-tenente do Tiro de Guerra representando o Exército, Miguel Angelo Silveira Carrion, o primeiro-tenente da Polícia Militar, Murilo Saes, o delegado-chefe da 9ª SDP, Adão Rodrigues e o secretário municipal de Segurança, Ivan Quartaroli.
Paraná
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também disse na manhã desta segunda-feira, 9, que vai cumprir a determinação de Moraes de desocupação dos quartéis.
- LEIA TAMBÉM
- Morador de Maringá ganha prêmio do Nota Paraná; região também teve ganhador
- Imagens explícitas mostram casal fazendo sexo na Praça da Catedral, em Maringá
Segundo o governador Ratinho Júnior, o Paraná vai buscar fazer a desocupação dos quartéis de forma pacífica.
“Como a gente sempre fez, buscando ter um diálogo para que as pessoas entendam essas ordens que são emitidas e obviamente cumprindo o que a lei determina. Ontem teve uma ação na repar, de algum movimento que queria fazer uma obstrução, a PM atuou na madrugada mesmo para restabelecer a normalidade e é assim que vamos conduzir”. disse Ratinho Junior, governador do Paraná
O governador contou que, assim que chegou a determinação, as forças de segurança do Paraná se reuniram.
“Nosso secretário de segurança já reuniu os responsáveis por fazer essa ‘construção de solução’ para retirar as pessoas da frente dos quartéis, e isso será feito agora. Vamos fazer de maneira pacífica, conversando, abordando as pessoas e conscientizando de que é importante isso ser feito e automaticamente se cumprindo uma ordem judicial como nós fazemos em todas as outras áreas quando é determinado ao governo do Estado”. concluiu Ratinho Junior, governador do Paraná
Com informações da Agência Estado e Banda B, parceira do GMC Online.