Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Diogo Moreira é campeão da Moto2 e leva o Brasil ao primeiro título na motovelocidade


Por Agência Estado Publicado 16/11/2025 às 09h20
Ouvir: 00:00

Com 24 pontos de vantagem na classificação da Moto2, categoria intermediária da motovelocidade, o brasileiro Diogo Moreira só precisava chegar na 14ª posição na derradeira etapa da Comunidade Valenciana, no circuito Ricardo Tormo, em Cheste, na Espanha, para garantir o título mundial. Ele terminou em 11º lugar e comemorou o inédito troféu para um piloto brasileiro.

O jovem de 21 encerrou a temporada na categoria de 250 cilindradas com 286 pontos no topo da tabela, 29 à frente do espanhol Manuel González, seu único concorrente na briga pelo caneco na última corrida. Bastante emocionado, o brasileiro carregou a bandeira do Brasil, vestiu uma camisa amarela semelhante à da seleção e fez embaixadinhas com uma bola.

De quebra, Diogo Moreira, que tem vaga assegurada na MotoGP na próxima temporada, protagonizou a maior reação da história da Moto2, ao recuperar 61 pontos de desvantagem após o GP da França para conquistar o título.

“Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo”, comentou o campeão do mundo após a corrida. “Só tenho de agradecer a todos tanto por este ano quanto pelo ano passado, aproveitar o momento e pensar no ano que vem”, acrescentou.

Com quatro vitórias na temporada e sem a pressão de chegar entre os primeiros para assegurar o título mundial, Moreira fez uma corrida conservadora, mais preocupado em evitar queda e, consequentemente, de abandonar a prova em uma corrida recheada de bandeiras amarelas do que se aproximar da liderança.

Mesmo com Manuel González à sua frente, na sexta posição, o brasileiro evitava se expor no meio de 14 pilotos que permaneciam na pista – 12 deles sem nada a perder. Sem opção senão conquistar a vitória e torcer para o brasileiro abandonar, o piloto espanhol acelerou para buscar o quinto posto na 12ª das 22 voltas da prova.

As chances do único rival na briga pelo caneco começou a escapar a dez voltas do fim, quando González falhou, foi para a zebra e acabou ultrapassado por Collin Veijer – na sequência, perdeu mais dois postos, para Albert Arenas e Filip Salac. A cinco voltas do fim, para encerrar a temporada com chave de ouro, Diogo Moreira ainda ultrapassou González, que abandonou a corrida na volta seguinte com problemas no pneu de sua moto – o título do brasileiro estava garantido.

Com o único objetivo de finalizar a prova com a moto da equipe Italtrans, o piloto número 10 caiu de oitavo para 11º, mas o resultado já não importava. Izan Guevara venceu a prova após dura batalha com Daniel Holgado. Iván Ortola completou o pódio.

Diogo Moreira, que estreou profissionalmente na Europa em 2019, na Talent Cup, do Campeonato Espanhol, tornou-se o primeiro brasileiro campeão da motovelocidade em qualquer categoria. Em 2026, o jovem de Guarulhos se tornará o primeiro brasileiro a pilotar na MotoGP, principal categoria da motovelocidade, de 500cc, desde a saída de Alexandre Barros, em 2007. Ele será companheiro do experiente Johann Zarco na equipe Honda LCR Team.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…