Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Diretor fala pela primeira vez sobre filme de Bolsonaro: ‘Sabia que era figura controversa’


Por Agência Estado Publicado 17/12/2025 às 19h16
Ouvir: 00:00

O cineasta Cyrus Nowrasteh, diretor do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez sobre o projeto com previsão de lançamento em 2026.

Em entrevista à BBC Brasil, Nowrasteh disse que o filme vai ser um “retrato complexo e honesto” do político brasileiro e que sentiu “que havia muitas perguntas sem resposta em torno desse evento a facada contra Bolsonaro, em 2018 e que valia a pena explorá-las em um filme”.

Nowrasteh contou ainda que estava desenvolvendo outro projeto para ser feito no Brasil quando um produtor americano o colocou em contato com a produtora GoUp Entertainment, de Karina Ferreira da Gama, e com o deputado federal Mário Frias (PL-SP), que teve a ideia do filme.

“Eles queriam fazer algo sobre Bolsonaro. Fiquei impressionado com o Mário e com a paixão dele pelo projeto. Eu sabia que Bolsonaro era uma figura controversa e polarizadora – mas também muito querida”, disse o diretor.

Segundo Mário Frias, no filme, o ex-presidente lembra da sua vida em flashbacks – enquanto passa por cirurgias – e termina com sua eleição.

“Vejo a obra como um thriller político contemporâneo, que ajudará a iluminar muito do que está acontecendo no Brasil hoje – e no mundo”, explica Nowrasteh.

As gravações de Dark Horse foram encerradas este mês. O filme terá o ator Jim Caviezel – que ganhou fama internacional ao interpretar Jesus no filme A Paixão de Cristo (2004) – no papel do ex-presidente. As primeiras imagens foram divulgadas nas redes sociais nas últimas semanas por políticos e militantes bolsonaristas.

Conhecido por seus filmes com apelo cristão e político, Cyrus Nowrasteh tem em seu currículo participação como coautor do roteiro do filme brasileiro-americano Jenipapo, dirigido por Monique Gardenberg. Seu longa mais conhecido, no entanto, é O Apedrejamento de Soraya M (2008), que conta a história de uma mulher muçulmana condenada à morte em praça pública no Irã devido a uma acusação falsa de adultério.

Ele também dirigiu O Jovem Messias (2016), Sequestro Internacional (2019), sobre um jornalista cristão que vira prisioneiro do Irã após falar de Jesus, e Sarahs Oil (2025), sobre uma menina negra que tem a fé de que a terra que herdou é rica em petróleo.

Nowrasteh compara seu trabalho em Dark Horse com o de cineastas como o greco-francês Costa-Gavras e o diretor americano Oliver Stone, nome por trás do documentário Lula (2024), sobre a trajetória do presidente brasileiro nos anos que antecederam sua vitória nas eleições de 2022.

“Todos se concentram em temas polarizadores e questionam vigorosamente as visões aceitas. Essa é uma tradição longa e nobre. Estou apenas fazendo o mesmo”, comparou Nowrasteh.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Lula chama de ‘cretinice’ ataque de Zezé di Camargo às filhas de Silvio Santos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta quinta-feira, 18, de “cretinice” o ataque feito pelo cantor sertanejo Zezé…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta quinta-feira, 18, de “cretinice” o ataque feito pelo cantor sertanejo Zezé…

GMC+

Gil Gerard, eterno ‘Buck Rogers’, morre aos 82 anos


Gil Gerard, ator protagonista da clássica série Buck Rogers, morreu em sua casa na Georgia, Estados Unidos, aos 82 anos….


Gil Gerard, ator protagonista da clássica série Buck Rogers, morreu em sua casa na Georgia, Estados Unidos, aos 82 anos….

GMC+

Filho mais novo de John Travolta seria biologicamente bisneto de Elvis, diz processo


Um processo judicial nos Estados Unidos trouxe à tona uma alegação envolvendo John Travolta, sua família e os Presley. Segundo…


Um processo judicial nos Estados Unidos trouxe à tona uma alegação envolvendo John Travolta, sua família e os Presley. Segundo…