Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2024

Dodge RAM 2500: a “gigante” chegando


Por Carlos Rubens/Carros & Etc. Publicado 01/11/2019 às 14h50 Atualizado 24/02/2023 às 21h21
Ouvir: 00:00

Novidades aparecendo e a FCA traz a nova DODGE RAM 2500, que chega causando impacto, como a maior pick-up do Brasil.

Força, tamanho e estilo único levam a nova RAM ao topo da categoria das pick-ups e nessa nova versão foram incluídos itens presentes em segmentos de veículos premium.

Mas vamos a alguns pontos de destaques:

NOVO MOTOR

A RAM já tinha um motor diferenciado, muito potente, o Cummins Turbo diesel de 6,7 litros. Agora esse novo motor vem mais forte.

Foram incorporadas novas tecnologias, um novo cabeçote e novos sistemas periféricos. Com isso esse motor gera 365 cv de potência (35 cv a mais que o anterior), com 110 kgfm de torque (4 kgfm mais que o motor anterior). A aplicação de novos materiais fez esse motor “emagrecer” – está 28 kg mais leve.

Além disso, utiliza-se uma transmissão automática de 6 velocidades, que também foi otimizada visando a redução de ruídos e de vibrações e com melhores respostas do conjunto.

O sistema de tração mantém o sistema de 4×4, utilizando um seletor eletrônico no painel de instrumentos e tendo ainda um diferencial traseiro antideslizante.

Assim, podemos dizer que essa nova usina de força tem basicamente 1 cv por cada dia do ano. Sem sombra de dúvidas, é um motor forte.

NOVO EXTERIOR

Novidades extensas nessa nova RAM também aparecem em seu exterior. Começando com um capô mais musculoso, grade dianteira reestilizada com cromados e a marca RAM fixada ao centro da grade.

Novos faróis com luzes de rodagem diurna (DRL) e com LED vem juntar a um novo para-choque dianteiro. Além disso, há um novo para-choque traseiro, paralamas e arcos de rodas modernizados e novas rodas de liga leve aro 18.

Um conjunto de novos retrovisores externos com variadas funções, uma nova tampa da caçamba com a marca RAM, mais lanternas com LED finalizam as mudanças externas mais marcantes.

Os novos faróis com LED, faróis baixos, alto, luzes indicadoras de direção e de neblina com função “cornering” também em LED, fazendo que tenhamos uma maior eficiência no sistema de iluminação dianteira.

Foi ainda incorporado um sistema de comutação automática dos faróis altos e baixo de acordo com o tráfego na direção oposta, criando com isso maior segurança e mais comodidade para o motorista. Temos ainda as lanternas traseiras com novo desenho e com LED.

Sem dúvida o tamanho dessa pick-up exige ótima capacidade de visualização do exterior pelo motorista e para isso os espelhos externos foram redesenhados. O objetivo é aumentar a visibilidade do motorista, criando mais facilidades nas manobras e condução.

Esses novos espelhos vêm com diversas tecnologias visando a facilidade inclusive para até rebocar um trailer.

Os braços mais longos, os espelhos podendo serem dispostos em posição horizontal ou vertical por meio de uma operação manual acabam criando um campo de visão bastante amplo.

Também há o ajuste elétrico e um sistema exclusive de luzes LED posicionadas para trás, que são acionadas com a iluminação da caçamba, facilitando assim as manobras em lugares com pouca luz.

Temos ainda luzes de conforto colocadas na parte inferior do braço do espelho, que iluminam a entrada do veículo, luzes de direção integradas e a possibilidade de rebatimento elétrico dos espelhos, formando assim um conjunto de operações e equipamentos que visam a máxima segurança e conforto do motorista e passageiros.

NOVO INTERIOR

A parte interna não poderia ficar sem ser atualizada. Assim, o interior da nova RAM foi completamente redesenhado visando ofertar bons níveis de conforto e conveniência.

Bancos revestidos em couro perfurado com detalhes em alcântara, com a marca Laramie inscrita nos bancos dianteiros, aliados a ajustes elétricos com 10 posições, aquecimento e mais 2 memórias ajudam a fazer a sensação de conforto seja algo também “exagerado”, como o tamanho da RAM.

Ainda dentro desse espírito de conforto e facilidades o motorista tem pedais de freio e acelerador com regulagem elétrica. O volante tem regulagem de altura e revestimento em couro com comandos de rádio, piloto automático e do quadro de instrumentos colorido e configurável com 7 polegadas.

Um console central totalmente novo e que oferece uma gama bem extensa de facilidades. Há lugares para celular ou tablet, porta copos com ajustes e porta objetos capaz de guardar um notebook de até 15 polegadas.

Embaixo do apoio de braço central encontra-se mais um compartimento capaz também de guardar um tablet e há também mais um porta copo traseiro.

Para ajudar na utilização dos equipamentos pessoais eletrônicos temos tomadas de força espalhadas pela cabine, começamos com uma de 12 V no porta objetos superior do painel, temos também quatro saídas de USB e mais tomada de força e na parte frontal do console central há quatro saídas USB, sendo duas delas de carregamento rápido e uma tomada de força de 110V. No console, em sua parte traseira, temos ainda mais 4 saídas USB e uma saída USB no compartimento abaixo do apoio de braço central.

Chamando bastante a atenção no interior, a nova central de multimídia com display de 12 polegadas está equipada com a quarta geração do sistema Uconnect, com Aplle Car Play e Android Auto.

Com o maior display, pode-se reconfigurar de acordo com as preferências do cliente, com funções de múltiplos toques. Temos nessa tela, possibilidades de comandar o sistema de som, de navegação e temperatura interna – realmente um equipamento bastante completo.

A tecnologia incorporada na nova RAM visa sempre a facilidade e segurança. Para isso foi instalado um sistema de câmera 360°, que forma uma imagem aérea da pick-up auxiliando o motorista em manobras de estacionamento, preparação para carregamento/descarregamento ou até um engate de reboque/trailer.

Esse sistema de câmera é composto de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos espelhos retrovisores externos e uma quarta na maçaneta de abertura da tampa da caçamba. Quando escolhida a câmera de ré, a câmera da grade frontal ativa e se movimenta ao esterçar o volante.

Além dessas, existe uma quinta câmera exclusiva colocada na terceira luz de freio que proporciona uma perspectiva mais alta da traseira do veículo, um benefício para ver o comportamento da carga ou do reboque/trailer.

SISTEMA DE SOM ALPINE

A nova RAM oferece um sistema de áudio de altíssima qualidade da marca Alpine. Nesse conjunto temos nove alto falantes na cabine e um subwoofer colocado abaixo do banco traseiro.

Há ainda um exclusivo sistema de cancelamento de ruídos externos (active noise cancelling), semelhantes à fones de ouvidos de marcas renomadas, criando uma ambiente muito agradável em qualquer trajeto que circular.

MAIS NOVIDADES

Entre as diversas novidades que encontramos, temos o sistema exclusivo chamado RAM Box, disposto nas laterais da caçamba (um compartimento para carga), com capacidade de 102 litros em cada lado.

Esse espaço tem iluminação interna, tomada de força de 110 V com um inversor de 400W no compartimento que fica no lado do motorista, o que vem permitir a ligação de diversas ferramentas direto no veículo quando o motor estiver funcionando.

Na caçamba encontramos um revestimento especial que substitui as proteções de plásticos comumente utilizadas. O material desse revestimento é antiderrapante e resistente, o que permite um carregamento e transporte com muita segurança.

A tampa da caçamba além de novo design, tem um sistema de amortecimento e uma trava elétrica que permite, por meio da chave presencial ou um comando junto às luzes de leitura, abrir remotamente.

Essa mesma chave presencial permite ainda dar partida remota no motor “acordando” o motorzão e seus 365 cavalos.

SEGURANÇA

No quesito segurança também temos um conjunto de itens muito importantes. Entre eles, seis airbags (frontal multiestágio, laterais dianteiros e de cortina dianteiro e traseiro), além de cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, apoios de cabeça dianteiros ajustáveis e sistema isofix no banco traseiro.

Um sistema de monitoramento do chamado ponto cego, que por meio de sinais visuais e/ou sonoros avisa o motorista de obstáculos em pontos de pouca visibilidade.

Acompanha ainda o alerta de obstáculo traseiro avisando o motorista por meio de sinais sonoro a existência de obstáculos na traseira.

CORES INTERNAS E EXTERNAS

O novo modelo será oferecido em sete cores externas: azul patriot, marrom walnut, preto diamond, vermelho flame, branco perola, granito crystal e prata billet. E as cores internas teremos o preto com detalhes em branco e marrom com detalhes em bege.

PREÇO E GARANTIA

Todo esse luxo, tecnologia, força e robustez está presente na nova RAM 2500 Laramie com garantia de três anos – podendo ser ampliada por mais dois anos. O preço público inicial é de R$289.990,00. A chegada nas primeiras unidades nas concessionárias está prevista para a segunda quinzena de novembro.

ANÁLISE

Se nas versões anteriores já chamava a atenção o tamanho da RAM, agora vai realmente provocar muitas reações positivas. Houveram aprimoramentos que fizeram com que, além de tamanho, também tenha muito conforto, modernidade e segurança.

Com certeza para os fãs da RAM e até para aqueles que não são entusiastas do segmento, nada melhor do que ir até uma concessionária para poder observar, porque não dizer sentir e tocar esse “gigante”.

QUEM É O COLUNISTA

Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos.

É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e inteligência de mercado.

Entre em contato com Carlos Rubens pelo email: carlosrubensgmconline@gmail.com 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação