Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Efeito Barbie: comércio maringaense é tomado pelo rosa


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá Publicado 20/07/2023 às 15h25
Ouvir: 00:00
Foto: Brenda Caramaschi/CBN Maringá.

O filme ‘Barbie’ estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 20, mas o frisson mundial que o lançamento vem causando já chegou a Maringá há alguns dias. Comerciantes de diferentes setores vêm aproveitando a oportunidade de lucrar com a empolgação dos fãs da boneca mais famosa do mundo.

A diversidade de produtos cor-de-rosa nas vitrines impressiona. As roupas vêm em todos os tamanhos, infantil e adulto, masculino e feminino… E na decoração, há desde os tradicionais balões até réplicas da caixa da boneca em formato gigante. Não há limites para o “fenômeno pink” que tomou conta do comércio impulsionado pela estreia do filme “Barbie”. Maria Inês da Silva é gerente em uma loja de roupas na Avenida São Paulo, no centro de Maringá. É vestindo um blazer cor de rosa que ela fala, otimista, sobre as vendas dos produtos inspirados no chamado “barbiecore”, uma estética que tem a cor rosa – marca registrada da boneca – como um dos seus principais elementos. 

Não são poucos aqueles que compram as peças já pensando no look para assistir o filme. Isadora Teles, de 17 anos, escolheu a roupa para o “evento” dias antes da estreia. Com unhas pintadas de rosa, o ingresso do cinema foi comprado com antecedência. Para muitos, o filme em homenagem à boneca mais vendida do mundo traz um ar de nostalgia, mas na vida da Isa, as bonecas da infância são presentes até hoje.

Nas lojas de brinquedos, as vendas de produtos relacionados à marca dispararam. Na loja onde Robson Germano é gerente, as vendas de bonecas, normalmente, já representam 16% do total, o que é um percentual muito alto falando de uma única linha de produtos. Mas com a estreia do filme, tão comentada no mundo inteiro, a expectativa é de um aumento expressivo. E se engana quem pensa que o foco é apenas nas crianças. Há Barbies com estilo diferenciado que focam em colecionadores. 

Segundo o gerente, como a fabricante nos últimos anos vem apostando cada vez mais na diversidade, criando bonecas com diferentes tons de pele, padrões corporais, texturas e cores de cabelo entre várias outras características, o público consumidor segue crescente e inclui cada vez mais meninos. 

Mas não são apenas vendedores de roupas, acessórios e brinquedos que estão otimistas com a onda cor de rosa. Na gastronomia, produtos criados pensando na moda do momento têm tido uma procura enorme. Angelo Gabriel é administrador e barista em uma unidade de uma rede de cafeterias que lançou um frapê com sabor tutti frutti inspirado no filme e as vendas surpreenderam. 

Já a confeiteira Thaynara Guerra criou uma “choux da barbie”. A massa artesanal crocante super recheada com um creme aveludado de morango e coberta por glitter comestível foi lançada na segunda-feira, 17, e mais de 100 unidades já foram vendidas. 

Veja as fotos do comércio de Maringá em clima de Barbie

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

COP29: Agricultura apresenta programa de recuperação de pastagens degradadas em painel


Durante painel na COP29 realizado na segunda-feira (19), o Ministério da Agricultura apresentou o seu Programa Nacional de Conversão de…


Durante painel na COP29 realizado na segunda-feira (19), o Ministério da Agricultura apresentou o seu Programa Nacional de Conversão de…

Geral

Governo de SP autoriza concessão de 3 linhas de trem; saiba quais e valores


As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão concedidas à iniciativa privada. O prazo…


As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão concedidas à iniciativa privada. O prazo…