09 de maio de 2025

Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao Conselho de Administração


Por Agência Estado Publicado 12/04/2025 às 15h04
Ouvir: 03:01

A Eletrobras começou a receber pedidos de sua base acionária para adoção do voto múltiplo na eleição de seu novo conselho, que ocorrerá em assembleia geral no dia 29 de abril. Para que o formato seja adotado, conforme resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acionistas com mais de 5% dos votos devem formalizar o pedido junto à companhia. A reportagem apurou que isso ainda não ocorreu.

Em carta encaminhada à companhia na tarde da última quinta-feira (10), dez acionistas (cinco fundos e cinco pessoas físicas) formalizaram o pedido por voto múltiplo. Trata-se dos fundos Geração L. Par, Tempo Capital, RPS, Clave, Solana e dos acionistas Hagop Guerekmezian, Hagop Guerekmezian Filho, Karoline Guerekmezian e Kathleen Guerekmezian e Regina Guerekmezian.

Os acionistas pedem que a carta seja divulgada por meio de aviso aos acionistas e tenham inteiro teor publicado na área de relações com investidores do site da Eletrobras. Fontes com conhecimento do assunto, no entanto, dizem que a posição da companhia será esperar até que o porcentual de requerentes do voto múltiplo alcance 5% das ações, condição em que o aviso aos acionistas se tornaria obrigatório, conforme as regras da CVM.

“Ainda que o total de ações dos signatários não alcance 5% das ações com direito a voto, deve-se divulgar o presente pleito nas formas requeridas, porque somente desta forma será melhor viabilizada a adesão de outros acionistas que compartilham do mesmo interesse e podem somar participação suficiente a alcançar aquele percentual”, ponderam os acionistas que assinam a carta. Procurada, a Eletrobras não se manifestou.

Em sua conta na rede social Linkedin, o advogado e atual conselheiro Marcelo Gasparino – que tem sido mais vocal nas críticas ao processo de condução da eleição – divulgou o documento sob o argumento de dar “equidade de condições a todos os candidatos avulsos indicados por acionistas”.

Em carta aos acionistas assinada pela administração da Eletrobras e divulgada ao mercado no fim da tarde de quinta-feira, mesmo dia dessa primeira solicitação por voto múltiplo, a empresa sugere expressamente que não fará diferença para o resultado final da eleição a adoção ou não do voto múltiplo.

Neste formato, os votos de cada acionista é multiplicado pelo número de candidatos e alocado livremente, tornando o processo mais complexo e abrindo espaço a arranjos de votação que, na prática, podem aumentar a participação de acionistas com posições menores no quadro acionário.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Taxas de juros têm viés de alta após IPCA e com exterior


Os juros futuros operam perto da estabilidade na manhã desta sexta-feira, 9, com viés de alta, após o IPCA de…


Os juros futuros operam perto da estabilidade na manhã desta sexta-feira, 9, com viés de alta, após o IPCA de…

Economia

IPCA sobe 0,43% em abril, ante alta de 0,56% em março, afirma IBGE


A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril com alta de 0,43%, ante uma…


A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril com alta de 0,43%, ante uma…

Economia

Camil Alimentos reverte lucro e registra prejuízo no 4º trimestre fiscal


A Camil Alimentos, multinacional de origem brasileira, teve prejuízo líquido de R$ 24,6 milhões no quarto trimestre fiscal de 2024,…


A Camil Alimentos, multinacional de origem brasileira, teve prejuízo líquido de R$ 24,6 milhões no quarto trimestre fiscal de 2024,…