Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Em Maringá, campanha visa ajudar tratamento de saúde de Policial Militar


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 25/11/2020 às 15h56 Atualizado 26/02/2023 às 09h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução/Facebook

A policial militar Samara Gini, de apenas 27 anos, luta contra o melanoma metastático. É o estágio mais grave de melanoma, ou câncer de pele.

Só existe um tratamento eficaz neste caso, é a imunoterapia. Mas o medicamento é muito caro e não é fornecido pelo SUS e nem pelo SAS, que é o plano de saúde dos servidores públicos estaduais do Paraná.

Cada dose do medicamento custa 40 mil reais. Para que ela comece logo o tratamento, amigos e familiares criaram uma vaquinha online. É fácil acessar e é possível doar qualquer valor.

O 4º Batalhão de Polícia Militar também está mobilizado para ajudar a policial. O comando está em contato com o Hospital da Polícia Militar em Curitiba e outros hospitais de referência neste tratamento, diz o comandante do Batalhão, tenente-coronel Márcio Antônio dos Santos.

“Estamos dando toda a atenção para a Soldado. Estamos vendo todos os caminhos possíveis para oferecer o melhor tratamento para ela, inclusive, amigos e pessoas próximas iniciaram uma campanha, mas é uma questão paralela. […] Nós estamos vendo através da rede SUS, o sistema nosso do Estado não fornece ajuda, mas nós estamos tentando”, explicou.

O caso de Samara chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de pele, que representa 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. São 185 mil novos casos por ano, de acordo com o Inca, Instituto Nacional do Câncer. O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele, com 8 mil casos por ano.

“É importante que as pessoas tenham atenção para esse diagnóstico e busquem tratamento de forma antecipada”, afirmou.

A melhor prevenção é evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV. Além de procurar atendimento médico em caso de suspeita.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação