Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Empresa alvo de ataque cibernético que desviou quase R$ 1 bi retoma serviços


Por Agência Estado Publicado 03/07/2025 às 12h48
Ouvir: 00:00

A C&M Software, alvo de um ataque cibernético esta semana, informou nesta quinta-feira, 3, que obteve autorização do Banco Central para retomar os seus serviços. As operações do Pix serão restabelecidas em um “regime de produção controlada”, diz a empresa, por meio de nota.

A empresa interliga algumas instituições financeiras (IFs) ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que inclui o Pix. O acesso das IFs às infraestruturas operadas pela C&M havia sido suspenso na noite de terça-feira, 1º, após um ataque cibernético que desviou ao menos R$ 800 milhões – um dos maiores já registrados no sistema financeiro do País.

“A CMSW informa que, após atuação conjunta com o Banco Central do Brasil, obteve autorização para restabelecer as operações do Pix, sob regime de produção controlada”, diz a nota. “A empresa foi vítima de uma ação criminosa, que envolveu o uso indevido de credenciais de clientes em tentativas de acesso fraudulento.”

O episódio é investigado pela Polícia Federal, Polícia Civil de São Paulo e BC. A apuração deve ficar mais concentrada nas autoridades policiais, por envolver o desvio de recursos privados. O ataque atingiu contas-reserva de oito IFs, mas não prejudicou sistemas ou recursos sob responsabilidade do BC.

Até a noite de quarta-feira, 2, pessoas com conhecimento do assunto diziam ser cedo para qualificar o episódio como um ataque hacker, já que as investigações estão em andamento e não é possível descartar outras hipóteses, como uma falha na segurança da C&M. Na nota, a empresa afirmou que “segue colaborando ativamente” com o BC e a Polícia Civil paulista.

“Todas as medidas previstas em nossos protocolos de segurança foram imediatamente adotadas, incluindo o reforço de controles internos, auditorias independentes e comunicação direta com os clientes afetados”, diz a nota.

Suspensão parcial

Em nota, o Banco Central confirmou a retomada parcial das operações da C&M Software. A suspensão cautelar da prestadora de serviços foi substituída por uma suspensão parcial, após medidas para mitigar a chance de ocorrência de novos incidentes, informou a autarquia.

“As operações da C&M poderão ser restabelecidas em dias úteis, das 6h30 às 18h30, desde que haja anuência expressa da instituição participante do Pix e o robustecimento do monitoramento de fraudes e limites transacionais”, diz a nota do BC.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula: Haddad deve estar muito feliz, porque tudo o que ele disse que ia entregar foi entregue


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Congresso nunca teve tantas reuniões com ministros de…


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Congresso nunca teve tantas reuniões com ministros de…

Economia

Tomate, cenoura e batata têm queda de preço no atacado em novembro, diz Conab


O preço do tomate no atacado registrou queda nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País em novembro, com aumento da…


O preço do tomate no atacado registrou queda nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País em novembro, com aumento da…

Economia

Greve nacional dos petroleiros entra no 4º dia com adesão em 28 plataformas offshore, diz FUP


A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que coordena a greve nacional da categoria desde à zero hora da segunda-feira, 15,…


A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que coordena a greve nacional da categoria desde à zero hora da segunda-feira, 15,…