Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de janeiro de 2026

Entenda por que raio caiu sobre pessoas em ato de Nikolas no DF. Vídeo


Por Giovana Marana Publicado 26/01/2026 às 16h41
Ouvir: 00:00

A queda de um raio durante a manifestação organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no Distrito Federal (DF), no domingo, 25, fez com que mais de 80 pessoas necessitassem de atendimento médico, a maioria em função de quadro de hipotermia, sendo que 47 precisaram ser levadas a hospitais. A incidência de raios está associada a um tipo de nuvem. Entenda abaixo.

image
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Assista:

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Danilo Cabral, houve a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), criando uma massa de nebulosidade desde o oeste da região amazônica até o Sudeste, passando pelo DF.

“Nessa nebulosidade podem se formar as nuvens de tempestade, que a gente chama de cumulus nimbus. Normalmente é associada a esse tipo de nuvem há ocorrência de pancadas de chuva e quedas de raio. E é possível queda de granizo”, explicou.

De acordo com o meteorologista, pouco antes do inicío da chuva de domingo, houve um breve aquecimento do clima, reforçando a formação de nebulosidade.

“Esse tipo de chuva, esse tipo de nuvem é comum para esse época do ano. É a época chuvosa. Inclusive o Inmet emitiu dois avisos de chuva intensa, um amarelo e um laranja para o horário dessa tempestade”, afirmou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação