Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Ex-árbitro David Coote é alvo de denúncia por conduta imprópria após ataque a Klopp


Por Agência Estado Publicado 17/06/2025 às 17h56
Ouvir: 00:00

A Federação Inglesa (FA) formalizou nesta terça-feira uma acusação contra o ex-árbitro David Coote por comentários ofensivos dirigidos a Jürgen Klopp em um vídeo privado que circulou nas redes sociais. As imagens, gravadas por volta de julho de 2020, mostram Coote usando termos insultuosos e fazendo referência à nacionalidade do então técnico do Liverpool, o que caracteriza uma violação agravada das regras da entidade.

No vídeo, Coote aparece em uma conversa informal, possivelmente em casa, opinando sobre Klopp e o Liverpool. Ele chama o treinador de “arrogante” e afirma que o alemão o acusou de mentir após uma partida disputada durante o período de jogos sem público. Em tom ofensivo, o ex-árbitro também se refere ao clube com palavrões, o que levou à sua suspensão e posterior demissão em dezembro de 2024 pela entidade que administra a arbitragem profissional inglesa (PGMOL).

A FA entende que Coote “agiu de forma imprópria e/ou utilizou palavras abusivas e/ou insultuosas”, com agravante por xenofobia. O caso ganhou repercussão após a divulgação dos vídeos em novembro, e o clima nos bastidores foi de desconforto imediato. A PGMOL classificou a permanência do árbitro no quadro como “insustentável”.

Coote também foi investigado por outra denúncia, publicada pelo jornal The Sun, segundo a qual teria sugerido a um torcedor que aplicaria um cartão amarelo a um jogador. O árbitro negou, chamando a acusação de “falsa e difamatória”, e a FA confirmou que não apresentou denúncia por falta de provas.

Outro vídeo envolvendo Coote, também revelado pelo The Sun, mostra o ex-árbitro supostamente consumindo cocaína durante a Euro-2024. A Uefa abriu investigação paralela, mas esse caso ainda está em análise. A acusação da FA, por ora, se restringe aos insultos a Klopp.

Em entrevista recente, Coote afirmou que sua sexualidade reprimida contribuiu para comportamentos autodestrutivos, como o uso de drogas. Apesar da tentativa de explicar sua conduta, a trajetória do ex-árbitro terminou em polêmica, com repercussões que ainda podem gerar sanções futuras.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…