Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Flores comestíveis ‘estreiam’ na feira


Por Redação GMC, Especial Expoingá Publicado 15/05/2019 às 20h44 Atualizado 21/02/2023 às 23h06
Ouvir: 00:00

Depois do sorvete de mandioca, outras “iguarias” que fazem sucesso na Expoingá este ano são as flores comestíveis. Pouco conhecidas pela sociedade, elas têm valores nutricionais e são utilizadas em decorações de pratos.

Pela primeira vez na 47ª Expoingá, a exposição desse produto tem como objetivo difundir o conhecimento sobre essa cultura alimentar no cotidiano das pessoas e oferecer ao produtor como alternativa de renda.

Esse tipo de flores integra o grupo de “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)” e, apesar de pouco divulgadas, a tradição do uso delas vem desde a antiguidade.

A capuchinha, pétalas de rosas orgânicas, calêndulas e a boca-de-leão são alguns tipos de flores comestíveis.

“Há muitos vegetais e legumes que possuem esse tipo de flores, mas que são pouco explorados na preparação de refeições, como a flor que nasce no ramo da abóbora”, comenta Walter Feichtinger Junior, engenheiro agrônomo presente na Unidade de Horticultura e Agroecologia.

Além de algumas flores não serem conhecidas como comestíveis há também o caso de alimentos não serem reconhecidos como flores. É o caso dos brócolis e da Lavanda, já incorporados na alimentação como ingredientes, mas pouco enfatizados como flores comestíveis.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Diretor de presídio encomendou morte de juiz, diz detento


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…