Fumaça das queimadas do Pantanal chega a Maringá, diz meteorologista

-Foto: Franciele Guillen
As fumaças provocadas pelas queimadas no Pantanal chegaram a Maringá nesta segunda-feira, 14, segundo informações dos meteorologistas da Somar Meteorologia.
Desde a manhã desta segunda, os moradores de Maringá perceberam uma grande quantidade de fumaça nos céus, que segundo os meteorologistas, uma parte vêm do Pantanal. O tenente Boni, dos Bombeiros de Maringá, confirmou que não há registros de grandes queimadas na região nesta segunda.
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, a fumaça do Pantanal atinge uma grande parte do Paraná, incluindo Maringá e Curitiba. Ele explicou como essa fumaça está chegando na região.
“A fumaça das queimadas da região do Pantanal chegam até o estado do Paraná por causa de uma forte corrente de vento há mais ou menos 1.500 metros de altitude chamada de jato de baixos níveis. Está na rota desse jato a região do Pantanal. Neste momento o jato passa pela região do Pantanal e chega até o Paraná. Conforme os dias vão passando, as fumaças vão se intensificando, a dispersão dessas fumaças ganham força chegando até mesmo a Curitiba”, disse Luengo.
Pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é possível ver o jato de fumaça que desce do Pantanal em direção ao Paraná.
Veja a imagem de satélite abaixo.

Foto: Imagens de satélite / INPE / SOMAR
Em vários pontos da cidade e de toda as regiões Noroeste, Norte e Oeste do Paraná é possível ver o céu cinza por conta das fumaças que estão chegando do Pantanal ao Paraná.

Bombeiros de Maringá embarcam para o Pantanal para ajudar no combate ao incêndio
Uma equipe de Bombeiros de Maringá vai embarcar nesta terça-feira, 15, para o Pantanal em missão. A equipe formada por um oficial, um sargento e um cabo seguem de Maringá em direção ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para ajudar nos trabalhos.
Os três vão ajudar as equipes de Bombeiros dos dois estados que estão sofrendo com o incêndio que já atingiu quase 20% do Pantanal. O fogo começou em meados de julho e deixa um grande rastro de destruição.
Bombeiros de várias regiões do Paraná, como Londrina, estão se mobilizando para dar apoio às equipes que trabalham no Pantanal. Biólogos e veterinários de várias regiões do País também se mobilizam para ajudar a salvar espécies que vivem no Pantanal brasileiro.