Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Fumaça das queimadas do Pantanal chega a Maringá, diz meteorologista


Por Fábio Guillen Publicado 14/09/2020 às 19h20 Atualizado 25/02/2023 às 13h19
Ouvir: 00:00
Bosque 2, de Maringá, foi coberto pela fumaça nesta segunda-feira, 14
-Foto: Franciele Guillen

As fumaças provocadas pelas queimadas no Pantanal chegaram a Maringá nesta segunda-feira, 14, segundo informações dos meteorologistas da Somar Meteorologia. 

Desde a manhã desta segunda, os moradores de Maringá perceberam uma grande quantidade de fumaça nos céus, que segundo os meteorologistas, uma parte vêm do Pantanal. O tenente Boni, dos Bombeiros de Maringá, confirmou que não há registros de grandes queimadas na região nesta segunda. 

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, a fumaça do Pantanal atinge uma grande parte do Paraná, incluindo Maringá e Curitiba. Ele explicou como essa fumaça está chegando na região.

“A fumaça das queimadas da região do Pantanal chegam até o estado do Paraná por causa de uma forte corrente de vento há mais ou menos 1.500 metros de altitude chamada de jato de baixos níveis. Está na rota desse jato a região do Pantanal. Neste momento o jato passa pela região do Pantanal e chega até o Paraná. Conforme os dias vão passando, as fumaças vão se intensificando, a dispersão dessas fumaças ganham força chegando até mesmo a Curitiba”, disse Luengo. 

Pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é possível ver o jato de fumaça que desce do Pantanal em direção ao Paraná.

Veja a imagem de satélite abaixo. 

Na área circulada em preto estão as cidades das regiões Noroeste e Norte do Paraná
Foto: Imagens de satélite / INPE / SOMAR

Em vários pontos da cidade e de toda as regiões Noroeste, Norte e Oeste do Paraná é possível ver o céu cinza por conta das fumaças que estão chegando do Pantanal ao Paraná. 

Vista da Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho – Foto: Lucas Chavenco

Bombeiros de Maringá embarcam para o Pantanal para ajudar no combate ao incêndio 

Uma equipe de Bombeiros de Maringá vai embarcar nesta terça-feira, 15, para o Pantanal em missão. A equipe formada por um oficial, um sargento e um cabo seguem de Maringá em direção ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para ajudar nos trabalhos. 

Os três vão ajudar as equipes de Bombeiros dos dois estados que estão sofrendo com o incêndio que já atingiu quase 20% do Pantanal. O fogo começou em meados de julho e deixa um grande rastro de destruição. 

Bombeiros de várias regiões do Paraná, como Londrina, estão se mobilizando para dar apoio às equipes que trabalham no Pantanal. Biólogos e veterinários de várias regiões do País também se mobilizam para ajudar a salvar espécies que vivem no Pantanal brasileiro. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…