Eclipse solar híbrido raro ocorrerá nesta quinta, 20 de abril
O dia 20 de abril será rodeado de ciência, mistério e superstições. Isso porque ocorrerá nesta data um eclipse solar híbrido. Trata-se de um fenômeno raro que ocorre quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, passa diretamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que a sombra da Lua atinja a superfície da Terra. O eclipse é considerado “híbrido” porque ele começa como um eclipse anular, onde o Sol forma um anel ao redor da Lua, e depois se transforma em um eclipse total, quando a Lua cobre completamente o Sol.
O eclipse solar híbrido que vai acontecer em 20 de abril de 2023 será visível no Hemisfério Sul, cruzando da Austrália até a Papua Ocidental. Sendo assim, é importante destacar que o evento ocorrerá principalmente no mar, com somente um breve eclipse anular sendo visível por um segundo no Oceano Índico. No entanto, a totalidade, de cerca de um minuto, será visível da costa oeste da Austrália Ocidental, Península de Exmouth, Timor-Leste e Papua Ocidental.
Fenômeno de 20 de abril é raro
Os eclipses solares híbridos são raros e estão previstos para ocorrer apenas sete vezes no século 21. Assim, para aqueles que são “caçadores de eclipses”, é uma oportunidade preciosa para experimentar a totalidade de um eclipse solar.
As próximas datas para os eclipses solares híbridos incluem 14 de novembro de 2031, 25 de novembro de 2049, 20 de maio de 2050 e 6 de dezembro de 2067. É importante planejar com antecedência para testemunhar esses raros eventos, pois eles são apreciados por poucos devido à escassez de locais adequados para experimentá-los.
Eclipse e astrologia
Os eclipses têm significados relevantes para a astrologia. Neste que ocorrerá 20 dia abril terá o Sol e a Lua posicionados a 29 graus e 50 minutos do signo de Áries, o que traz um significado importante. Isso porque o grau 29 é o último de cada signo, portanto, pode gerar uma sensação de risco e urgência, como se estivesse prestes a tomar uma decisão importante.
Áries signo de quando o eclipse ocorrerá, é conhecido por sua coragem e impulsividade, o que pode influenciar o evento. Além disso, Sol e Lua estarão em quadratura com Plutão, o que é considerado um aspecto tenso na astrologia. Ou seja, é preciso estar preparado para uma possível intensidade emocional durante o eclipse.
Com informações da Forbes e Capricho.