3 formas de manter o colesterol “ruim” controlado e evitar doenças


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Manter os níveis de colesterol sob controle é essencial para a saúde do coração. O LDL, conhecido como colesterol “ruim”, quando está elevado, pode se acumular nas paredes das artérias e aumentar o risco de infartos e derrames.

A boa notícia é que, com certas escolhas simples no dia a dia, é possível controlar esse marcador de forma natural e eficaz.

1. Escolha melhor as gorduras do seu prato

Substituir as gorduras saturadas (presentes em carnes gordurosas, embutidos, frituras e alimentos ultraprocessados) por gorduras boas pode impactar diretamente no colesterol.

Foto: Getty Images | Divulgação

Alimentos como abacate, azeite de oliva extravirgem, castanhas, sementes de chia e linhaça, além de peixes ricos em ômega 3 (como salmão e sardinha), ajudam a reduzir o LDL e a aumentar o HDL, o colesterol “bom”. Também vale reduzir o consumo de manteiga, queijos amarelos e produtos industrializados com gordura trans.

2. Aumente a ingestão de fibras solúveis

As fibras solúveis ajudam a “varrer” o excesso de colesterol do organismo, impedindo sua absorção no intestino. Elas estão presentes em alimentos como aveia, maçã, pera, cenoura, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e vegetais em geral.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile