Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

5 chás anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e emagrecer rápido


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 10/04/2025 às 08h41
Ouvir: 00:00

Sofrer com a retenção de líquidos é uma situação comum que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. A retenção causa mudança de peso pois o corpo acaba “segurando” água em excesso. Uma das formas de reduzir o inchaço provocado pela condição é por meio do consumo dos chás, que conseguem auxiliar quem deseja desinchar.

image
Foto: Freepik

Muitos fatores podem estar envolvidos na retenção de líquidos e, em casos em que ela ultrapassa o nível comum, é importante procurar ajuda médica. Em entrevista, a nutricionista Juliana Andrade explicou que o inchaço pode estar relacionado tanto à alimentação inadequada quanto a desequilíbrios hormonais. “Ou até mesmo ao consumo excessivo de sal”, exemplifica.

Confira abaixo cinco opções de chás que podem auxiliar a reduzir o inchaço:

  • Chá de hibisco: as folhas do hibisco são capazes de promover a eliminação de líquidos. “O hibisco também é rico em antioxidantes e flavonoides que auxiliam na circulação sanguínea”, indica Andrade. O modo de preparo é por meio de infusão, durante 10 minutos.
  • Chá de cavalinha: Andrade descreve que a cavalinha é uma planta com grande poder diurético e anti-inflamatório. O chá dessa erva ajuda na eliminação de líquidos do corpo, especialmente nas pernas e na região abdominal. O modo de preparo é o mesmo do hibisco.
  • Chá de gengibre: além de auxiliar no bom funcionamento do metabolismo e digestão, o gengibre também contribui para reduzir a retenção de líquidos. A raiz também colabora com a circulação sanguínea e no alívio das gases. “Fatores que muitas vezes contribuem para o inchaço abdominal”, adiciona. Para preparar, fatie algumas rodelas finas de gengibre e adicione em 250ml de água fervente. Depois, deixe a mistura em infusão por 5 minutos. “Para mais refrescância, combine o chá com limão”, sugere a especialista.
  • Chá de dente-de-leão: eficaz na eliminação de líquidos e redução do inchaço, o dente-de-leão também auxilia na digestão. A folha é conhecida por ter propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Prepare com folhas secas em 300 ml de água fervente, e deixe em infusão por 10 minutos.
  • Chá de erva-doce: essa planta é conhecida por ter propriedades calmantes e digestivas. Andrade acrescenta que beber o chá de erva-doce pode reduzir o inchaço abdominal, promovendo o alívio das tensões no trato gastrointestinal. Prepare a bebida colocando as sementes de erva-doce em água fervente, deixando em infusão por 5 a 10 minutos.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel SP diz que energia está ‘voltando ao padrão de normalidade’, quatro dias após vendaval


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…

Geral

Fuvest: reflexão sobre perdão é tema da redação da 2ª fase


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…