5 plantas que atraem escorpiões amarelos para evitar ter em casa
Ter plantas em casa ajuda não apenas a decorar o ambiente, como também colabora com o bem-estar dos moradores. Algumas espécies, no entanto, podem servir de morada para os temidos escorpiões amarelos, favorecendo a proliferação desses aracnídeos.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

A americana Linda Chalker-Scott, professora de horticultura da Washington State University, nos Estados Unidos, explicou que jardins mal cuidados, com excesso de folhas secas e raízes densas, tornam os locais perfeitos para a presença de escorpiões. “A escolha de espécies vegetais influencia diretamente no equilíbrio de pragas e predadores em áreas residenciais, sendo parte fundamental do manejo preventivo”, afirmou Linda em um artigo.
Mas, afinal, algumas plantas podem favorecer a presença de escorpiões em casa?
É importante frisar que essa relação não é direta. Ou seja: não é porque você tem determinadas espécies em sua residência que, consequentemente, os aracnídeos vão aparecer. Segundo o biólogo Danilo Dantas, não há uma planta específica que atraia esses animais, como um “imã”.
“No entanto, existem muitas plantas que criam o ambiente ideal para que os escorpiões que já estão na área se estabeleçam, se escondam e se reproduzam”, comenta. “O que atrai o escorpião não é a planta em si, mas o ecossistema que ela proporciona.”
O especialista descreve que os escorpiões (especialmente o Tityus serrulatus, o escorpião-amarelo) são animais que buscam lugares escuros, úmidos e protegidos do sol e de predadores. Eles se alimentam de insetos, como baratas, grilos, cupins e aranhas. “E as plantas, especialmente quando mal cuidadas, fornecem exatamente isso”, acrescenta.Play Video
Quais plantas podem ‘atrair’ escorpiões?
Plantas rasteiras e densas
Assim como a grama muito alta e mal cortada, espécies como trepadeiras densas que encostam no chão (a exemplo de hera, unha-de-gato e maracujá) e forrações espessas (como ajuga e lambari) formam um microclima úmido, escuro e cheio de frestas, perfeito para o escorpião se esconder durante o dia. Portanto, para espantar escorpiões evite:
- Hera (trepadeira densa)
- Unha-de-gato (trepadeira densa)
- Maracujá (trepadeira densa)
- Ajuga (forração espessa)
- Lambari (forração espessa)
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
