6 importantes sinais de alerta de AVC que jamais devem ser ignorados


Por Fábio Castaldelli
Sinais de Avc
Dor de cabeça súbita, muito intensa e sem que exista uma causa aparente é um dos sinais de AVC. Foto: Freepik 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser fatal. Ele ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. Assim, a área cerebral que ficou sem circulação sanguínea é paralisada. De acordo com Ministério da Saúde, trata-se de uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

No entanto, uma coisa é certa. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação. Sendo assim, é de fundamental importância ficar atento aos principais sinais e sintomas do AVC e procurar atendimento médico imediato.

Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral.

Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

Tipos de AVC

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico.

O primeiro ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

O AVC hemorrágico se desenvolve quando existe rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico. Além disso, suas principais causas são a pressão alta descontrolada e a ruptura de um aneurisma.

Com informações do Ministério da Saúde.

Sair da versão mobile