6 segredos de chefs para fazer o bife perfeito e que não fica solado
Preparar um bife perfeito pode parecer simples, mas exige atenção a detalhes que fazem toda a diferença no sabor e na textura. Para evitar o famoso “bife solado”, os chefs Edi Dagrê e André Rochadel compartilham dicas para você acertar no ponto, sem erro.
1. A escolha da carne e do corte
O primeiro passo para um bife macio começa na escolha do corte. “O filé mignon, a fraldinha e o miolo da alcatra são naturalmente mais macios”, explica André Rochadel. Ele também ressalta a importância de cortar a carne contra as fibras, o que ajuda a deixá-la mais macia durante o preparo. Bifes de cortes mais fibrosos, como o músculo, podem exigir cuidados extras, como o uso de amaciantes ou marinadas.
2. Temperatura da panela
Edi Dagrê é direto: “a panela precisa estar bem quente”. Tanto para grelhar quanto para fritar, é fundamental que a superfície de contato esteja quente o suficiente para selar rapidamente a carne, mantendo os sucos dentro e garantindo uma crosta saborosa.
O chef recomenda ainda usar pouca gordura — manteiga é uma ótima opção para um sabor extra —, mas sempre adicione o sal somente no término do preparo, após o bife estar selado. Isso impede que a carne perca a suculência.
3. Não mexa demais
Quando o bife estiver na frigideira ou chapa, evite mexer constantemente. “Deixe o bife dourar dos dois lados sem mexer muito, para não liberar água e perder a maciez”, afirma Rochadel. Deixar a carne descansar na panela é a chave para formar uma crosta dourada e suculenta.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.